01/12/02 |

Tecnologias Embrapa auxiliam na recuperação de áreas degradadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 20 de dezembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a recuperação de áreas degradadas com plantas inoculadas com microrganismos. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Estima-se que há mais de duzentos milhões de hectares de solo degradado no Brasil. Como solução, a Embrapa Agrobiologia desenvolveu e vem aprimorando uma tecnologia para áreas que sofreram sérios impactos como, regiões de mineração, voçorocas e encostas urbanas. A metodologia baseia-se na utilização de espécies vegetais associadas a microrganismos do próprio solo. Essas espécies, conhecidas como leguminosas, têm a capacidade de recuperar a fertilidade do solo e como resultado a recuperação rápida da vegetação, mesmo nos locais onde o subsolo já está exposto. Outra vantagem é que a tecnologia promove uma redução de até 50% nos custos, se comparada a outros métodos de recuperação ambiental.

Diversas regiões do Brasil já obtiveram resultados positivos com a técnica. Por exemplo, no Estado do Rio de Janeiro, foram recuperadas diversas encostas que apresentavam risco de deslizamento. Nos estados do Pará Maranhão e Minas Gerais estão sendo desenvolvidos trabalhos de recuperação de áreas degradadas pela exploração de bauxita, ouro e ferro, entre outros minerais. A tecnologia vem chamando a atenção de órgãos internacionais e já está sendo exportada para o Peru, onde se pretende recuperar uma área de oitenta quilômetros quadrados, degradada pela exploração do ouro, na região do Hapethue, na bacia amazônica Peruana.

O Dia-de-Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia-de-Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações Embrapa Informação Tecnológica Jornalista: Jorge Macau - Reg. Prof.: 978/04/98/MA Fone: (61) 448-4278 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/