01/01/03 |

China e Embrapa buscam cooperação tecnológica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A ausência ou não do plantio comercial de soja transgênica no Brasil, o funcionamento do sistema de produção e comercialização de sementes de soja e a possibilidade de intercâmbio tecnológico foram temas de interesse da missão chinesa, durante a visita realizada à Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Londrina (PR), na manhã do dia 20 de janeiro.

O chefe da missão chinesa Sui Pegfei, vice-diretor do departamento de produção vegetal do ministério da agricultura chinês, e 13 representantes das quatro províncias com maior participação na produção de soja da China foram recepcionados pelo chefe geral da Embrapa Soja, Caio Vidor, por pesquisadores da empresa e do Instituto Genesis, entidade que faz certificação de soja e carne.

Na abertura do encontro, os chineses assistiram a uma palestra sobre o crescimento da produção de soja no Brasil, que saltou de1700 para 2600 Kg/ha em produtividade, nos últimos 20 anos. O avanço da produção de soja permitiu que o complexo soja, no ano passado, exportasse U$ 6 bilhões, equivalente a 10% das exportações brasileiras. Dez por cento da soja exportada pelo Brasil é vendida à China e grande parte à Europa. "Realmente a produção de soja brasileira, tanto no Sul quanto no Centro-Oeste, é um milagre", afirmou o representante da embaixada da China no Brasil, Mo Hogjun.

De acordo com Hojgun, o interesse no intercâmbio tecnológico entre os dois países é grande, porque a Embrapa já deu grandes contribuições ao desenvolvimento da agropecuária no Brasil. "A pesquisa brasileira com soja é um sucesso, por isso, existe o interesse da China no estabelecimento de um convênio de cooperação técnica entre a Embrapa e a Academia de Ciências Agrícolas da China, instituo de pesquisa sediado, em Beijin", disse.

O chefe geral da Embrapa Soja, Caio Vidor, considera a parceria de grande importância para o estabelecimento de um acordo bilaterial, principalmente porque a China possui 30 mil materiais no seu banco germoplasma, (coleção natural de diferentes tipos de soja que apresentam grande variabilidade genética de soja).

Obs: Segue foto anexa do Chefe geral da Embrapa Soja, Caio Vidor, conversando com o Chefe da Missão Chinesa, Sui Pegfei, na vitrine de tecnologias da Embrapa Soja.

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Telefone: (43) 3371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/