01/02/03 |

Brasil tem condições de expandir a produção de leite para subsidiar o Programa Fome Zero

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Não será necessário importar leite adicional para garantir o Programa Fome Zero do Governo Federal". Com essa afirmação, Duarte Vilela, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, garantiu que o País está preparado para suprir a demanda interna por lácteos. "Temos condições, inclusive, de zerar nossas importações, que no ano passado atingiram 1,4 bilhões de litros". Para fazer face ao consumo de 200 ml de leite/dia de 44,04 milhões de pessoas (público-alvo do Projeto Fome Zero), a pecuária brasileira deverá aumentar a sua produção em 15%, o que significa um incremento anual de cerca de 1,1bilhão de litros de leite em quatro anos.

Vilela, que é chefe-geral da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), diz que a pecuária nacional já deu provas de que pode atender a esse desafio, desde que haja preço compensador pago ao produtor. Somente em 2001, houve uma acréscimo de 5,3% na produção leiteira devido, apenas, ao reflexo dos bons preços praticados no ano de 2000.

A produção de leite brasileira quase dobrou nos últimos 20 anos. Em 1980, o País produzia 11,1 bilhões de litros. As estimativas da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e da Embrapa Gado de Leite é que o volume produzido em 2002 gire em torno de 21,1 bilhões de litros. Para Vilela, as pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas deram subsídios para o pecuarista expandir a produtividade sem a necessidade de ampliar a área explorada. "A especialização do rebanho nacional, através do melhoramento genético, o desenvolvimento e adaptação de forrageiras para as condições tropicais e as técnicas eficientes de manejo possibilitaram esse aumento de produtividade", afirma.

O Governo Federal aponta para programas sociais sustentáveis, e o Fome Zero é um deles. A pecuária de leite emprega cerca de 1,2 milhão de pessoas. Vilela diz que uma saída sustentável é manter esse contingente no campo. "Investir no aumento da produção, além de garantir leite sem a necessidade de importar, é uma forma de evitar que a população do meio rural migre para a cidade, aumentando a fome no meio urbano".

Jornalista: Rubens Neiva Embrapa Gado de Leite Tel: (032) 3249 - 4712 / (032) 9103 - 8029 E-mail: neiva@cnpgl.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite\Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/