01/02/03 |

BRS Talento é lançada em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou, no dia 14 de fevereiro, a cultivar de arroz BRS Talento no Estado. O Campo Experimental da empresa em Ouro Preto d´Oeste, localizado a 340 quilômetros de Porto Velho, sediou o dia de campo onde a cultivar foi apresentada a agentes da cadeia produtiva em Rondônia. O lançamento, feito em todo o Brasil pela Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, vem revelar uma cultivar reconhecida pelos pesquisadores como superior à Maravilha e à Primavera nos quesitos precocidade e produtividade.

O objetivo da Embrapa ao lançar a cultivar é reduzir o preço final do arroz para o consumidor. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Rondônia Marley Marico Utumi, a BRS Talento pode ocupar essa lacuna por ser mais precoce que a variedade mais plantada em Rondônia – a Maravilha – e por apresentar grãos melhores e com maior qualidade de cozimento. "É um arroz com grãos mais soltos, macios e que rende mais na panela. A mesma quantidade da cultivar Talento representa maior rentabilidade na cozinha", pondera. Auto suficiente na produção do grão, Rondônia é o terceiro Estado que mais produz arroz na região Norte, após Pará e Tocantins.

A resistência ao acamamento também é outro diferencial da BRS Talento, como afirma a pesquisadora Marley Utumi. "As perdas são muito inferiores à cultivar Maravilha, que ainda é muito exigente em relação à produtividade do solo. Ou seja, a Talento produz mais com custos menores", deduz. Em experimentos desenvolvidos no Campo Experimental da empresa em Vilhena, região sul de Rondônia, a pesquisadora também destaca que a BRS Talento responde à aplicação de uréia. "Com o fertilizante conseguimos aumentar a produtividade", diz.

Para o produtor de Rondônia, as sementes da cultivar estarão disponíveis a partir da próxima safra, por meio de empresas especializadas do Mato Grosso. Responsáveis pelo fornecimento de sementes para o Estado, estes estabelecimentos são licenciados por edital e acompanhados pelo Ministério da Agricultura, Embrapa e órgãos de fiscalização estaduais. No Brasil desde 1994 e de origem colombiana, a BRS Talento chegou a produzir mais de 5,4 mil kg/ha em experimentos da Embrapa Rondônia no Campo Experimental de Ouro Preto d´Oeste realizados nos anos de 1999 e 2000.

Produtor aposta na nova cultivar - Entre os produtores, a cultivar despertou curiosidade. "Pretendo substituir as variedades Maravilha e Primavera da minha propriedade pela BRS Talento. Toda inovação é bem vinda", diz Carlos Batista Freitas, pequeno produtor do município de Teixeirópolis. "A Talento é uma cultivar ideal para o Estado. Como temos chuva até maio, podemos colher o arroz e ainda plantar milho safrinha", pondera Natanael Cordeiro, produtor de 250 hectares das cultivares Primavera e Maravilha em Castanheiras. Com o apoio da Emater Rondônia, a BRS Talento será divulgada através de palestras e dias de campo aos demais produtores do Estado.

Durante o evento, a BRS Soberana foi mostrada aos produtores e técnicos da região. Com menor resistência ao acamamento, a cultivar apresenta também como características a produtividade, precocidade e qualidade do grão, competindo com a cultivar Primavera, com baixo rendimento de grãos inteiros. A colheita da Soberana é realizada 10 dias antes da Talento. As sementes da BRS Soberana somente estarão disponíveis a partir da safra 2004-2005. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 222-0014 / ramal 6530.

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Assessoria de Comunicação Social Embrapa Rondônia Área de Comunicação e Negócios (ACN) Tel.: (69) 222-0014 / ramal 6530 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Arroz 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/