01/02/03 |

Embrapa propõe metodologia para calcular custo de produção de leite

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu do pesquisador Duarte Vilela, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a proposta de se adotar uma única metodologia de cálculo dos custos de produção de leite em todo o Brasil. A metodologia, que vem sendo chamada pelos pesquisadores de sistemas-referência, identifica e caracteriza os diversos sistemas de produção e estabelece um conjunto de modelos mais representativos para a realização dos cálculos.

"Um grande desafio da atividade leiteira é ampliar o conhecimento sobre indicadores que meçam a capacidade competitiva dos sistemas de produção", diz o pesquisador Lorildo Stock. Há vários sistemas adotados no país, desde a produção a pasto (que demanda custos menores) até a criação confinada, mais tecnificadas e de produção cara. Mesmo num mesmo sistema pode-se ter custos diferenciados, dependendo da região.

Segundo Stock, a criação de sistemas-referências tem como objetivo identificar e caracterizar os diversos sistemas de produção, estabelecendo-se um conjunto de modelos mais representativos para a realização dos cálculos. Nessa metodologia, a atividade leiteira é segmentada. Os custos são calculados isoladamente, levando em consideração a produção de leite, novilhas, touros e volumosos. No final, é feito o somatório dos segmentos e tem-se o custo da atividade.

A Federação de Agricultura do Estado do Paraná já está adotando esse modelo em parceria com a Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG). A proposta d Embrapa foi vista de forma positiva pela CNA e será encaminhada a todas as federações estaduais de agricultura do País. O que se pretende é que, com a adoção da metodologia pelas Federações, as planilhas com os resultados dos custos das diferentes regiões sejam disponibilizadas para todo o País. "Além de ser uma ferramenta fundamental para o produtor, este será um instrumento importante para a adoção de preços mínimos diferenciados para o leite nas diferentes regiões do País", diz Vilela.

Jornalista: Rubens Neiva Embrapa Gado de Leite Tel: (032) 3249 - 4712 / (032) 9103 - 8029 E-mail: neiva@cnpgl.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite\Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/