01/02/03 |

Embrapa lança método para facilitar diagnóstico nutricional da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante o Show Rural Coopavel, a ser realizado em Cascavel, PR, de 17 a 21 de fevereiro a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai apresentar o funcionamento do Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), um método matemático que avalia o estado nutricional da soja.

O DRIS foi elaborado a partir de um banco de dados com 2400 amostras de cinco regiões representativas do Paraná. O software utiliza-se das informações sobre produtividade e análise foliar da soja para emitir resultados quanto a deficiências ou os excessos dos macro e micronutrientes, indispensáveis para o equilíbrio nutricional das plantas. "O sistema analisa cada nutriente em relação aos outros elementos, justificando sua menor ou maior importância para definição da produtividade", explica o pesquisador Áureo Lantmann, da Embrapa Soja, que desenvolveu o sistema.

Segundo ele, a análise de solo é o maior indicador da situação de fertilidade do solo, enquanto que e a análise foliar revela o estado nutricional das plantas de soja. "Com as informações de análise de solo, de análise foliar e mais os índices apresentados pelo DRIS é possível avançar muito no que diz respeito à eficiência da adubação", garante Lantmann. Há vários anos, a Embrapa vem buscando alternativas para aumentar a eficiência da adubação, o que pode resultar em incremento na produtividade sem alterar o custo com fertilizantes. "Técnicas adequadas de adubação foram indispensáveis para que, nos últimos 10 anos, a produtividade média de soja, no Paraná, saltasse de 2 mil para 3 mil Kg/há".

O produtor poderá conferir o equilíbrio nutricional da sua lavoura soja, durante o Show Rural, no estande da Embrapa. Para isso, ele deverá levar a última análise foliar com os teores de macro e micronutrientes. "O resultado sairá automaticamente", diz Lantmann. "Depois do evento, vamos prestar esse serviço, por intermédio da Internet". Num primeiro momento, a Embrapa vai disponibilizar a conta de e-mail dris@cnpso.embrapa.br para prestar esse serviço via internet. Posteriormente, o DRIS ficará disponível na página da Embrapa Soja para que o próprio usuário utilize o sistema.

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Telefone: (43) 3371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/