01/02/03 |

Biofábrica produzirá mudas para áreas ociosas do Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um convênio entre a prefeitura de Acrelândia-AC, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Secretaria Estadual de Planejamento do Acre vai permitir a recuperação de 500 hectares de áreas alteradas com o plantio de mudas de espécies frutíferas e florestais. As mudas serão produzidas na primeira biofábrica do Estado que está sendo instalada nas dependências da Embrapa Acre (Rio Branco-AC). A iniciativa deve beneficiar 2 mil propriedades rurais em Acrelândia e criar alternativas de geração de emprego e renda para pequenos produtores.

O projeto da ordem de R$ 235 mil está sendo financiado pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente e tem prazo de dois anos para ser executado. A biofábrica usa ferramentas sofisticadas da biotecnologia para reproduzir plantas de espécies florestais, frutíferas e medicinais de forma mais rápida. Outra vantagem é a garantia da multiplicação de material homogêneo, que conserva ou aprimora as características genéticas iniciais da planta que lhe deu origem. A micropopagação apresenta aplicação prática em plantas com dificuldade de se reproduzir por sementes ou de enraizar por estacas e perfilhos como no caso das espécies florestais com pouquíssimos estudos a respeito.

Em Acrelândia, a prefeitura está finalizando o cadastro das áreas que serão beneficiadas e entre elas estão seis assentamentos, 32 associações rurais e uma cooperativa. Os técnicos também estão concluindo as instalações de um viveiro que servirá como estação intermediária entre a biofábrica e as terras de plantio definitivo.

As mudas serão plantadas em áreas de tradição produtiva e que se encontram abandonadas; em matas ciliares; e, nas terras próximas a nascente de rios. Entre as espécies que serão reproduzidas em laboratório estão: banana, pupunha, laranja, limão, acerola, açaí, cupuaçu, abacate, mogno, teca, algodoeiro, mulateiro, freijó, jacarandá e paricá. Com o apoio de extencionistas e pesquisadores da Embrapa Acre, os produtores também serão treinados em manejo adequado dos solos, produção de mudas, tratos culturais, controle de pragas e doenças, silvicultura e prevenção de incêndios.

Jornalista: Soraya Pereira Embrapa Acre Telefone: (68) 224-4035 E-mail: soraya@cpafac.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Amazônia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/