01/02/03 |

Fruteiras nativas e secador para o pequeno produtor

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O resgate de fruteiras nativas do Sul do Brasil e o seu aproveitamento agroindustrial, como forma de agregar valor à produção de pequenos agricultores, é o destaque na programação de pesquisa que a Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresenta no Show Rural Coopavel. O objetivo é oferecer ao pequeno produtor uma alternativa de renda utilizando fruteiras que ele normalmente possui no quintal de sua propriedade.

O projeto que conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs, inclui inicialmente 13 espécies das quais duas são introduzidas- araçá pêra (Psidium acutangulum) e a uva do Japão (Hovenia dulcis). As demais são nativas, gabiroba (Campomanesia xanthocarpa); pitanga (Eugenia uniflora); araçá (Psidium catleyanum); feijoa (Feijoa sellowiana); inga (Inga uruguenssis); guabiju (Myrcianthes pungens); araticum (Rollinia exalbida); butiá (Butia capitata); uvaia (Eugenia ppyriformis); cereja do Rio Grande (Eugenia involucrata) e jabuticaba (Myrciaria truncifolia).

Ao mesmo tempo, iniciou-se a seleção de materiais com possibilidade de serem integrados aos sistemas produtivos e ao desenvolvimento de produtos tendo as frutas nativas como matéria prima. A Faculdade de Farmácia e Bioquímica da UFRGS realiza análises para determinar o possível valor nutraceutico dessas frutas.

O pesquisador Apes Falcão Pereira, da Embrapa Clima Temperado, destaca o sucesso comercial nos Estados Unidos da amora preta, consumida em forma de sucos, geléias e doces. - A amora preta virou moda por lá, arremata Apes Pereira, observando que a fruta pode repetir o sucesso da acerola no final do século XX , quando virou sinônimo de fonte de vitamina C.

Em outra unidade da Embrapa também presente no Show Rural Coopavel, o destaque é um secador de frutas de baixo custo, fácil construção e grande versatilidade, ideal para pequenos produtores, permitindo a secagem simultânea de diferentes tipos de frutas ao mesmo tempo.

Essa é uma tecnologia capaz de agregar valor ao produto e evitar a perda da produção, já que permite o seu armazenamento e estoque por períodos mais longos de tempo. A construção do secador é mostrada em fita de vídeo e pode ser adquirida pela livraria virtual da Embrapa Informação Tecnológica ao preço de R$15.00.O endereço é www.sct.embrapa.br/liv.

Mais informações: Embrapa Clima Temperado- (53)275-8100 Embrapa Agroindústria de Alimentos- (21)410-74400 Paulo Euler – jornalista Casa da Embrapa no Show Rural fone –227-4066  

Tema: Ecossistema\Clima Temperado 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/