01/02/03 |

Embrapa amplia conhecimento sobre Genoma Bovino

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Trabalho pioneiro realizado nos EUA descobre novos genes

A Embrapa Gado de Leite, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acaba de disponibilizar informações relativas a mais de 6,4 mil sequências de genes da glândula mamária de bovinos das raças zebuína. O material está disponível nos sites da GenBank e do TIGR. Segundo o pesquisador Adilson Mota, responsável pela iniciativa, trata-se de um trabalho pioneiro de âmbito mundial, já que havia poucos estudos genéticos sobre o gado Zebu.

De acordo com Mota, das 239 mil sequências de genes bovinos depositadas no GenBank, apenas 342 eram provenientes de animais Zebus. O pesquisador diz ainda que "as variações dos genes podem estar associadas às características de grande interesse como resistência à doenças ou produção de leite e carne de alta qualidade". Para Mota, as pesquisas genéticas podem causar impactos importantes na pecuária de leite e carne no que diz respeito a sanidade bovina e a produtividade.

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Avaliação Genômica e Mapeamento de Genes do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-ARS). A pesquisa é fruto de um convênio entre a USDA e o laboratório virtual da Embrapa no exterior (Labex).

O coordenador do Labex, Airdem Gonçalves de Assis, lembra que o trabalho já está integrado à Rede de Pesquisas sobre Genoma de Bovinos do Brasil e de combate à mastite bovina. "As pesquisas vão beneficiar agricultores e consumidores pois possibilitam respostas rápidas e definitivas quanto à resistência dos animais às doenças que prejudicam a qualidade do produto e oferecem riscos à saúde humana", afirma Assis.

A Rede de Pesquisas sobre Genoma Bovino no Brasil conta com o trabalho do pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Mário Luiz Martinez. Ele vem conduzindo pesquisas nessa área usando marcadores moleculares. O objetivo do projeto é identificar regiões dos cromossomos nos animais que contenham os genes de resistência à mastite e a problemas causados por ecto e endo parasitas.

A GenBank e o TIGR são bases públicas mundiais que e realizam pesquisas avançadas em genômica e reúnem informações referentes à biogenética. O resultado do trabalho de Mota poderá ser obtido nos sites www.ncbi.nlm.nih.gov e http://www.tigr.org/tdb/tgi/ .

Jornalista: Marcos La Falce Embrapa Gado de Leite Tel: (032) 3249 - 4712 / (032) 9103 - 8029 E-mail: mlafalce@cnpgl.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/