01/02/03 |

Dias de campo mostram potencial de Rondônia na produção de grãos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Vilhena, município localizado no sul de Rondônia, desponta como uma das regiões do Brasil que mais produz soja - a média é de até 52 sacas por hectare. O potencial produtivo é tão elevado que tais índices são verificados no cultivo de apenas 50 mil dos 700 mil hectares aptos para o plantio na região conhecida como cone sul de Rondônia, onde Vilhena está inserida. Juntamente com municípios adjacentes na porção noroeste do Mato Grosso, a produção de outras culturas de grãos – como milho e arroz – também é evidente.

A Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mantém um Campo Experimental em Vilhena há 24 anos, onde pesquisas são desenvolvidas para apresentar materiais mais resistentes e produtivos. Nesta semana, dois dias de campo irão demonstrar avanços tecnológicos em duas culturas – soja e arroz – sendo que novas variedades também serão lançadas. É o caso da cultivar de arroz BRS Talento, apresentada oficialmente pela Embrapa em todo o país no último dia 14, e que também será mostrada aos produtores e agentes da cadeia produtiva do agronegócio na região. A cultivar é reconhecida pelos pesquisadores nos quesitos precocidade e produtividade.

Em relação à soja, o pesquisador na Área de Nutrição de Plantas Vicente de Paulo Campos Godinho, antecipa que os eventos irão revelar também novas cultivares da cultura: materiais em fase de pré-lançamento. Sementes, adubação, calagem e problemas que aconteceram na última safra ainda serão discutidos. O município de Cerejeiras, localizado a 815 quilômetros da capital do Estado, sediará o primeiro dia de campo nesta terça-feira, 25. A região é reconhecida pela degradação provocada pela exploração acentuada da pecuária de corte. "A maioria dos produtores está partindo para as culturas anuais", explica Godinho. Empresas como "Amaggi" e "Cargill" já se instalaram no município, montando unidades de recebimento do grão.

Em Vilhena, localizada a 720 quilômetros da capital, o evento será realizado dois dias depois, na quinta-feira, 27. Além das duas empresas citadas, o município também sedia a empresa "Portal", beneficiadora de soja para a produção de farelo e óleo do grão. "Inserida numa região de cerrado onde novas áreas estão sendo incorporadas ao cultivo, Vilhena apresenta enorme potencial na produção, mas este diferencial ainda é pouco explorado", acrescenta o pesquisador. A realização dos dois dias de campo é resultado de parceria entre Embrapa e Fundação Centro Oeste, entidade voltada para pesquisa e desenvolvimento. Mais informações podem ser obtidas diretamente na assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia em Porto Velho: (69) 222-0014 / ramal 6530 ou pelo endereço eletrônico: sac@cpafro.embrapa.br. Abaixo, veja a programação completa dos dois eventos.

DIAS DE CAMPO 2003 SOJA E ARROZ

Programação: Novas cultivares Práticas culturais Pragas e doenças Adubação e manejo do solo Perspectivas de mercado

Locais:

Cerejeiras – RO Sítio Boa Esperança (Anildo Ritter) Data: 25/02/2003 Horário: 7h00

Vilhena – RO Campo Experimental da Embrapa Rondônia Data: 27/02/2003 Horário: 7h00

Jornalista: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Telefones: (69) 222-0014 / Ramal 6530 – (69) 225-9387 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/