01/02/03 |

Dias de campo mostram novas cultivares de soja e arroz para Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro,Vilhena, município localizado a 720 quilômetros de Porto Velho, irá sediar o segundo dia de campo promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pela Fundação Centro Oeste, entidade voltada para pesquisa e desenvolvimento. O evento tem como objetivo apresentar aos componentes da cadeia produtiva de arroz e soja de Rondônia tecnologias envolvendo a produção e materiais novos desenvolvidos. A nova cultivar de arroz lançada oficialmente em todo o Brasil no último dia 14 – a BRS Talento – também está sendo mostrada aos participantes. Cultivares de soja em fase de pré-lançamento ainda compõem o material de divulgação da Embrapa.

Os pesquisadores da Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO) Marley Marico Utumi e Vicente de Paulo Campos Godinho, das áreas de Melhoramento de Arroz e Melhoramento Vegetal, e Eloi Elias do Prado, melhorista de Soja da Embrapa Soja, estão apresentando palestras sobre o potencial produtivo de grãos do Estado, assim como assuntos relacionados aos problemas da última safra e alternativas para a otimização das culturas. Segundo os organizadores, cerca de 150 pessoas – entre produtores, extensionistas, empresas vendedoras de insumos, máquinas e implementos e prestadores de serviço – compareceram ao primeiro dia de campo, realizado na última terça-feira, 25, no município de Cerejeiras, Rondônia, a 815 quilômetros de Porto Velho.

PROBLEMAS APRESENTADOS – O cultivo de grãos em Cerejeiras começa a despontar como uma atividade mais promissora que a pecuária de corte na visão de um dos palestrantes, o pesquisador da Embrapa Rondônia Vicente de Paulo Campos Godinho. De acordo com ele, a intensa degradação provocada pela última atividade tem motivado os produtores a migrarem para as culturas anuais. Empresas como "Amaggi" e "Cargill" já se instalaram na região, montando unidades de recebimento do grão. "Na região de Cerejeiras temos notado os maiores índices de produtividade de arroz do Estado. Alguns produtores obtiveram nesta safra mais de 4,8 mil kg / hectare plantando a cultivar Maravilha", expõe.

No primeiro dia de campo, segundo a pesquisadora Marley Marico Utumi, o principal problema apresentado pelos produtores de arroz são dificuldades financeiras para a manutenção da cultura. "Alguns estão sem capacitação para produzir", analisa Marley Utumi. Ainda segundo ela, profissionais do Banco do Brasil estiveram presentes divulgando políticas de incentivo ao plantio e à comercialização. Mais informações sobre o segundo dia de campo que acontece nesta quinta-feira, 27, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Vilhena podem ser obtidos junto à assessoria de comunicação social da empresa em Porto Velho: (69) 225-9387. Abaixo, veja detalhes do evento:

PROGRAMAÇÃO DIAS DE CAMPO 2003

LOCAL: CAMPO EXPERIMENTAL DA EMBRAPA RONDÔNIA EM VILHENA (RO) BR 364, KM 6 ASSUNTOS: NOVAS CULTIVARES DE SOJA E ARROZ; PRÁTICAS CULTURAIS; PRAGAS E DOENÇAS; ADUBAÇÃO E MANEJO DE SOLO; PERSPECTIVAS DE MERCADO. DATA: 27 DE FEVERERO DE 2003 HORÁRIO: 07H

Jornalista: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Embrapa Rondônia Telefone: (69) 222-0014 / Ramal 6530 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/