01/03/03 |

Lançadas duas novas cultivares de soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa lançam, no dia 17 de março, duas novas cultivares de soja – BRS Macota e BRS Torena. O evento será realizado a partir das 19h30min, no Clube Comercial de Passo Fundo, e contará com a presença do ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.

A cultivar BRS Torena, indicada para plantio no Rio Grande do Sul, é de ciclo semi-tardio (140 dias). Com relação às doenças, é resistente à pústula bacteriana, à mancha olho-de-rã, ao cancro da haste e à podridão parda da haste e suscetível ao crestamento bacteriano. A BRS Torena também é resistente ao acamamento. Outro destaque da cultivar é o rendimento: nas avaliações feitas em 18 locais no período de 1999 a 2001, BRS Torena teve rendimento médio de 3.251 quilos por hectare (kg/ha), sendo 10% superior a Fepagro RS-10 e 3% superior a FT- Abayra/M-Soy 7501. A cultivar BRS Torena tem semente amarela, pouco brilhosa, hilo marrom claro, flor roxa e pubescência cinza. Seu teor de óleo é de 17,3% e o de proteína, 38.8%.

A cultivar BRS Macota é indicada para cultivo nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e é a primeira cultivar de hábito indeterminado lançada pela Embrapa Trigo. BRS Macota é de ciclo precoce (133 dias) e possui flor roxa, pubescência cinza e estatura média. BRS Macota é resistente à pústula bacteriana, à mancha olho-de-rã, ao cancro da haste e à podridão parda da haste. É suscetível ao crestamento bacteriano e altamente suscetível ao oídio.

A BRS Macota foi avaliada em ensaios de rendimento em 24 locais no período de 1996 a 2001 e teve média de 2.936 kg/ha, sendo 3% superior à testemunha (IAS 5). A cultivar tem semente amarela, brilho médio e hilo preto imperfeito. Seu teor de óleo é de 19,1% e de proteína, 39,9%.

Ministro - No dia 17 de março, o ministro Roberto Rodrigues visitará a Embrapa Trigo a partir das 17h. Ele vai conhecer o Programa de Melhoramento de Soja (convencional e geneticamente modificada) da Embrapa Trigo e visitar as Unidades Demonstrativas das duas novas cultivares de soja – BRS Macota e BRS Torena. Além das novas variedades, Roberto Rodrigues também conhecerá os usos e avanços em biotecnologia da Embrapa Trigo.

A seguir, Roberto Rodrigues concederá entrevista coletiva, nas dependências da Embrapa Trigo, às 18h30min. A partir das 19h30min, Roberto Rodrigues participa do lançamento oficial de BRS Macota e BRS Torena, no Clube Comercial. A promoção do evento é uma parceria da Embrapa Trigo com a Fundação Pró-Sementes.

Embrapa Trigo Endereço: BR 285, km 174, Caixa Postal 451 99001-970 Passo Fundo, RS – Fone: (54) 311.3444, Fax (54) 311.3617 E-mail: sac@cnpt.embrapa.br

Magali Savoldi Reg. Prof. MTb 8829/RS Nº 11/2002 E-mail:magali@cnpt.embrapa.br Notícias da Embrapa Trigo na internet: http://www.cnpt.embrapa.br/noticias.htm  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/