01/03/03 |

Embrapa investe na orientação ao agricultor de Mato Grosso e Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Unidade de Execução de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Mato Grosso (UEP/MT), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está promovendo um ciclo de dias-de-campo em Mato Grosso e Rondônia. Os principais temas são soja, arroz e forrageiras, com ênfase em seis novas cultivares da Embrapa e nos fatores que afetam a produção.

Os eventos começaram dia 29 de janeiro e o último será em 25 de março, sempre com o envolvimento de parceiros locais, apoio da Fundação Centro-Oeste e participação de unidades como Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Soja (Londrina/PR), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) e Gado de Corte (Campo Grande/MS), além do SNT- Rondonópolis. O roteiro básico de cada dia-de-campo inclui palestras, visita a áreas experimentais e reuniões com produtores.

O coordenador da UEP/MT, Camilo Vieira, diz que este ano foi dada prioridade para as áreas em processo de expansão agrícola, como as regiões do Araguaia, Xingu, Norte do Mato Grosso e Rondônia. "Apesar do Estado já ocupar 4,2 milhões de hectares com produção de soja e a produtividade do arroz ter aumentado 10% apenas nesta safra, mantém-se a tendência da abertura de áreas de produção em novas regiões. Particularmente neste locais os agricultores têm grande dificuldade, pela falta de orientações básicas sobre cuidados necessários, sobre adaptações no processo de produção e demandam informações sobre as variedades disponíveis e suas características", explica.

Os lançamentos nesta safra da Embrapa são as cultivares de soja BRs Jiripoca, Gralha, Pirarara, Piraíba e Seleta e a cultivar de arroz BR Soberana.

Jorn. Jorge Duarte MTb/RS 7.079 Embrapa Sede Fone: 61 4484379  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/