01/03/03 |

Brasil leva experiência com controle biológico da lagarta da soja para África

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Flávio Moscardi, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultrua, Pecuária e Abastecimento, prestou consultoria, no final de fevereiro, ao projeto de desenvolvimento de produto biológico à base de baculovírus para o controle da lagarta militar africana,(Spodoptera exempta), praga que causa prejuízos econômicos a pastagens e cereais na Tanzânia, no Quênia, e em outros países da região, abaixo do deserto do Saara. O projeto é coordenado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA/ARS), com execução do Natural Resources Institute, da Inglaterra.

Moscardi elaborou uma proposta para a implementação de métodos de produção e processamento de inseticida biológico de baixo custo. O pesquisador brasileiro foi convidado a participar do projeto pela experiência adquirida no Brasil com o controle biológico da lagarta da soja, a Anticarsia gemmatalis. "Hoje o Baculovirus é reconhecido mundialmente pela área de soja tratada com o produto biológico no Brasil, que gira em torno de 1,7 milhões ha", explica.

O pesquisador da Embrapa visitou o ICIPE (International Centre for Insect Physiology and Ecology), em Nairobi, no Quênia, onde apresentou palestra sobre o programa de uso do Baculovirus no Brasil. Em Arusha, na Tanzânia, ele preparou proposta para a produção do Baculovirus de S. exempta, em condições de campo, e seu processamento como formulação em pó-molhável e de baixo custo. "O projeto já começou a ser implementado, mas, em maio, um pesquisador da Tanzânia envolvido com o projeto participa de treinamento sobre o assunto na Embrapa Soja, em Londrina", diz Moscardi.

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Telefone: (43) 3371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Defensivos e Controle Biológico 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/