01/03/03 |

Integração entre meio ambiente e atividade agropecuária é tema de prêmio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Desde 1974, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, concede anualmente a dois pesquisadores que tenham se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica o prêmio "Frederico Menezes Veiga". Neste ano, o prêmio será concedido a dois pesquisadores (sendo um deles da Embrapa) que tenham contribuído para a geração de tecnologias agroecológicas vinculadas a dois objetivos: atividade produtiva e proteção do meio ambiente. A indicação dos pesquisadores – realizada por instituições, mediante consulta – deve ser feita até o próximo dia 31 de março ou postada no Correio até esta data.

De acordo com a comissão julgadora da Embrapa, podem se candidatar profissionais de pesquisa que exerçam ou que tenham exercido atividades em qualquer ramo das ciências agrárias ou ciências correlatas, sendo que a indicação dos pesquisadores deve ser realizada pelas seguintes instituições: Diretoria Executiva da Embrapa e unidades centrais e descentralizadas; instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) ou vinculadas à Embrapa por meio de convênio; universidades; sociedades científicas; instituições ligadas ao desenvolvimento de ciência e tecnologia e membros da comissão julgadora. Ainda, segundo a comissão, candidatos que tiverem sido indicados e que não forem agraciados poderão concorrer novamente ao prêmio por três anos, independente de novas indicações.

A documentação do candidato – curriculum vitae e justificativa – deve ser encaminhada ao Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa (veja localização do setor no final da matéria). Os dois pesquisadores premiados irão receber uma peça de arte simbólica, diploma, importância em dinheiro e estágio no exterior. Designada pelo Diretor-Presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, a comissão julgadora será composta pelos seguintes profissionais: três pesquisadores da área de Ciências Agrárias, um representante da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), um representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), um pesquisador do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) e um Diretor da Embrapa que presidirá a comissão.

Solenidade – O prêmio Frederico de Menezes Veiga será entregue pelo Diretor-Presidente da Embrapa durante solenidade de comemoração do aniversário da Embrapa, em abril deste ano, quando a empresa faz 30 anos. Mais informações podem ser obtidas junto à Embrapa Sede: (61) 448-4451, www.embrapa.br ou pelo e-mail Veslei.Caetano@embrapa.br . Envio da documentação deve ser feita para Embrapa Sede Chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Prêmio Frederico de Menezes Veiga Parque Estação Biológica – PqEB –s/n – Final da W-3 Norte Cep: 70770-901 – Brasília – DF

Quem foi Frederico de Menezes Veiga?*

"(...) A peculiaridade fundamental do trabalho do pesquisador Frederico de Menezes Veiga ter sido direcionado ao desenvolvimento agropecuário brasileiro, com reflexos altamente positivos na economia do nosso País, levou a Embrapa a eleger em 1974, o seu nome para o Prêmio máximo conferido pela Empresa a pesquisadores que, à semelhança do ex-responsável pela Estação Experimental de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, tenham se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor ou se dedicado a produzir trabalho que signifique efetiva e marcante contribuição ao avanço da agricultura nacional.

Frederico de Menezes Veiga nasceu em 21 de agosto de 1911, em Benjamim Constant, Amazonas. Formou-se pela antiga Escola Agronômica de Manaus e ingressou no Ministério da Agricultura em 1936. Dois anos mais tarde foi transferido para a Estação Experimental de Campos, onde desenvolveu suas pesquisas com cana-de-açúcar e onde permaneceu durante toda a sua vida profissional.

Paralelamente, foi professor fundador do Colégio Agrícola de Campos, em 1956. Entre 1967 e 1970, ocupou a Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Campos. Agraciado com as Medalhas do Conselho do Mérito Agrícola e Mérito Rondon, foi ainda membro da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar, Diretor Técnico da Cooperativa Fluminense de Açúcar (COOPERFLU) e assessor técnico e várias usinas na região de Campos.

Faleceu em São Paulo, em 1º de fevereiro de 1974, quando, em trabalho, participava da reestruturação da pesquisa no Brasil. Na ocasião, Frederico de Menezes Veiga ocupava, pela segunda vez, o cargo de Secretário de Agricultura do Município de Campos, Rio de Janeiro.

As centenas de trabalhos que marcaram a sua vida na pesquisa com cana-de-açúcar, no Rio de Janeiro, e que ditaram novos índices de produtividade em diferentes regiões do País, abriram o caminho para a ascensão do Brasil à posição de maior produtor mundial e grande exportador de açúcar. No caráter desta contribuição cujos benefícios são usufruídos pelo País como um todo é que a Embrapa foi buscar o exemplo que dignifica e honra o pesquisador brasileiro. Ao mesmo tempo, pretende ter criado um símbolo que visa, na sua essência, valorizar o trabalho do homem, consoante os mesmos objetivos finais do desenvolvimento nacional."

*Fonte: Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento da Agropecuária (com modificações)

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Assessoria de Comunicação Embrapa Rondônia Área de Comunicação e Negócios (ACN) Telefone: (69) 225-9387 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/