01/03/03 |

Encontro discute plantas medicinais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Disponibilizar à população informações técnicas e apresentar conhecimentos populares sobre plantas medicinais. Organizar um banco de dados selecionando espécies para a formação de um horto medicinal. Estes são alguns dos objetivos do "Encontro de Estudo de Plantas Medicinais", que será realizado no próximo domingo, 09, na Embrapa Rondônia (veja localização ao final da matéria). Dando continuidade à uma série de eventos realizados no último ano, este encontro irá debater os princípios ativos e o metabolismo secundário das plantas, com ênfase, principalmente, na planta medicinal conhecida como alecrim.

Organizado pela pesquisadora na Área de Agroflorestas e Plantas Medicinais Vanda Gorete Rodrigues, o curso é voltado para comunidades de bairros em Porto Velho, capital do Estado, como a do São Cristóvão, São Sebastião, Nossa Senhora das Graças, Agrovila e Ulisses Guimarães, além de grupos da Pastoral da Saúde e ONGs. O evento será dividido em duas partes: uma teórica, ministrada pela pesquisadora, onde o tema será "Os princípios ativos e os metabolismos secundários das plantas", e outra prática, com demonstração de técnicas de propagação e cultivo, troca de experiências, relatos e discussões. "Queremos reunir conhecimentos e abrir novas discussões sobre o assunto", relata Vanda Gorete.

A programação tem início às oito horas, com distribuição de apostilas aos presentes e palestra. No período da tarde, a planta alecrim – que pode ser utilizada na forma de chás para inibir tosses e infecções das vias respiratórias – será tema de estudo botânico e manejo agronômico, sendo que uma equipe da Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, irá disseminar noções de propagação vegetativa e formas de cultivo, como espaçamento, plantio e adubação.

Futuramente, o tema "Plantas Medicinais" irá compor uma seção na página eletrônica da Embrapa Rondônia, onde o internauta poderá efetuar consultas sobre as espécies existentes e obter outros dados, como descrição botânica, indicações e formas de cultivo. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 225-9387 ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão: sac@cpafro.embrapa.br. Abaixo, veja a programação completa do evento:

Evento: Encontro de Estudo de Plantas Medicinais Local: Embrapa Rondônia – Porto Velho (RO) – BR 364, km 5,5, sentido Cuiabá)

Programação

8h – 9h: Recepção / acertos da programação / distribuição de material. 9h – 10h30: Os Princípios Ativos: Alcalóides Taninos As substâncias aromáticas Os óleos essenciais (essências naturais) e os terpenos As glucoquininas (insulinas vegetais) As hormonas vegetais (fito-hormonas) Os anti-sépticos vegetais. Palestrantes: Vanda Gorete e outros.

10h30 – 11h00: Intervalo 11h00 – 11h45: Leitura de material, discussão, relatos, degustação. 11h45 – 13h00: Almoço 13h00 – 15h00: Prática - Estudo botânico e manejo agronômico da planta Alecrim Propagação vegetativa (Teoria e pratica) Formação de canteiro, espaçamento, plantio, adubação, tratos culturais. Responsável: Equipe da Embrapa

15:00 – 16:00: Avaliação / planejamento para o mês de abril / encerramento.

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Assessoria de Comunicação Embrapa Rondônia Área de Comunicação e Negócios (ACN) Telefone: (69) 225-9387 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/