01/03/03 |

Palestra aborda o uso de sons para o controle dos percevejos da soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) utiliza variado conjunto de métodos para eliminar as pragas ou diminuir a densidade das mesmas abaixo do nível econômico de dano. O uso de sons para auxiliar no controle dos percevejos da soja é a novidade que está sendo estudada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é o uso de sons para auxiliar no controle dos percevejos da soja.

Diversos estudos mostraram que os insetos emitem sons de baixa freqüência e que estes sons são diferentes para cada espécie, sexo e atividade. Os sons, produzidos por vibrações corporais, servem para comunicação entre os insetos de mesma espécie e entre insetos de espécies diferentes. Assim, pode-se pensar em utilizar sons para causar confusão em uma população de insetos ou para atrair os insetos-praga para armadilhas de captura ou para tornar mais eficiente o controle biológico com insetos parasitóides ou predadores.

As metodologias para determinação dos sons produzidos por insetos-praga e alguns resultados de sua utilização serão objeto da palestra: Influência dos sons produzidos por percevejos no acasalamento desses insetos, a ser ministrada pelo pesquisador esloveno Andrej Cokl, no dia 20 de março às 10 h, no Auditório Central da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, situada no Parque Estação Biológica em Brasília (DF). A palestra será ministrada em inglês e a entrada é gratuita.

O Dr. Andrej Cokl trabalha no Departamento de Entomologia do Instituto Nacional de Biologia em Ljubljana, Eslovênia, e vem há vários anos estudando a produção de sons em percevejos e o comportamento dos insetos em resposta aos estímulos sonoros e químicos.

O cientista está no Brasil colaborando com a parceria entre a Embrapa e o Instituto Nacional de Biologia da Eslovênia, que busca unir os seus conhecimentos em comunicação sonora entre os percevejos adquiridos aos conhecimentos de comunicação química adquiridos pela equipe da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, liderada pelo Dr. Miguel Borges, que há mais de 15 anos estuda semioquímicos (feromônios e cairomônios) das pragas da soja.

Mais informações:

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Telefone: (61) 448-4660 endereço eletrônico: abadia@cenargen.embrapa.br

cabral@cenargen.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Defensivos e Controle Biológico 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/