01/03/03 |

Pesquisador visita Prêmio Nobel de Química e faz palestras nos Estados Unidos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um dos especialistas do Brasil em plásticos que conduzem eletricidade, vai rever o pai dos polímeros condutores, o Prêmio Nobel de Química em 2000, o professor Alan MacDiarmid, com quem trabalhou nos laboratórios da Universidade da Pensilvânia. Os dois pesquisadores têm mais de uma dezena de publicações conjuntas em revistas científicas internacionais. Mattoso mantém estreita colaboração com MacDiarmid, inclusive na realização do projeto Língua Eletrônica, que é um sensor gustativo, inédito, para avaliação da qualidade da água e paladar de bebidas, como leite, vinho, café e outras, e no qual foi utilizado polímeros condutores no seu desenvolvimento.

O pesquisador ainda visitará o Labex- Laboratório da Embrapa nos Estados Unidos, onde será acompanhado pelo coordenador, o pesquisador Airdem Assis, e pela pesquisadora Sênior, Mercedes Panizzi. Mattoso, que também é chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação Agropecuária, aproveita a oportunidade no país americano para realizar palestras em dois centros de pesquisas agrícolas sobre a aplicação e importância dos plásticos que conduzem eletricidade na produção de novos materiais e sensores, na caracterização e aplicação dos clones de borracha natural, na aplicação em materiais compósitos e compósitos com fibras naturais.

A primeira apresentação será no dia 17, no Centro Nacional para Pesquisa na Agricultura, um dos institutos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, localizado em Peoria, Illinois, Norte do país, onde há um centro dedicado a geração de novos produtos para o agronegócio. Na Filadélfia, vai proferir palestra no Centro Regional de Pesquisa do Leste, no dia 20. Outros dois pesquisadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Paulo S. P. Herrmann Jr e Everaldo Venâncio, realizam trabalho de colaboração nos laboratórios de MacDiarmid sobre o desenvolvimento de novos sensores para o agronegócio e meio ambiente.

Joanir Silva Jornalista - MTb 19554 Embrapa Instrumentação Agropecuária Área de Comunicação e Negócios Fone: (16) 274 2477 Fax: (16) 272 595  

Tema: Atividades Temáticas\Instrumentação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/