01/03/03 |

Encontro busca alternativas para a produção de sementes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Dez especialistas em produção de sementes em pequenas propriedades se reúnem entre os dias 7 e 11 de abril, em Goiânia (GO), para apresentarem experiências que melhoraram a renda de agricultores na América Central, Região Andina e Cone Sul. O encontro, restrito a participação de 40 profissionais de instituições públicas do setor agropecuário, é uma promoção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fundação Dalmo Giacometti e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Denominado Workshop Latino-americano sobre Produção Informal de Sementes na Pequena Propriedade, o evento tem o objetivo de traçar uma proposta, a partir do debate de ações bem sucedidas, para a produção comunitária de sementes no país. "Hoje não há um sistema que atenda ao pequeno produtor, pois existe uma lacuna comercial, tecnológica e de assistência técnica", diz o presidente da Comissão Organizadora do encontro e chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão (Santo antônio de Goiás/GO), Pedro Arraes.

A produção de sementes não visa diretamente aumentar a oferta de alimentos. Ela é uma atividade voltada à obtenção de materiais de qualidade superior para plantio, o que, por fim, incrementa a produtividade das lavouras. Em conjunto com a aplicação dos demais insumos agrícolas e de práticas de cultivo adequadas, as sementes bem produzidas poderão aumentar a participação da agricultura familiar na produção nacional, que atualmente é de cerca de 30%.

Segundo Pedro Arraes, o encontro, apesar do caráter técnico, poderá contribuir para a elaboração de políticas no Brasil, destinadas ao aprimoramento da produção na agricultura familiar e nos assentamentos. "Irá se fazer um documento que será levado a representantes do governo e da sociedade civil, pedindo o apoio à implantação de programas nacionais de produção de sementes para as pequenas propriedades".

Participação de ministros

Um dos destaques do Workshop é a professora Leslie Lipper, do Departamento de Desenvolvimento Social e Econômico da FAO. Seus trabalhos analisam os impactos do uso de sementes de variedades vegetais melhoradas na produtividade, na qualidade de vida e na biodiversidade de sistemas agrícolas dos pequenos produtores.

Outras participações importantes estão previstas na abertura do encontro, dia 07 de abril, às 8h (ver programação completa abaixo). Os ministros Roberto Rodrigues (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e José Graziano da Silva (Segurança Alimentar e Combate à Fome), além do diretor-presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, estarão presentes na cerimônia inicial do Workshop. O evento conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro) e da Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Agência Rural, antiga Emater-GO).

Saiba Mais - Atualmente, a Embrapa, a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão de Tecnologia de Santa Catarina) e o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), por exemplo, possuem programas de melhoramento genético de plantas. Essas instituições selecionam variedades de diversas culturas (arroz, feijão, milho, soja etc), lançando-as no mercado.

Entretanto, esses materiais, antes de chegarem aos produtores que de fato vão cultivá-los, passam por um processo de multiplicação de sementes em escala comercial. Isso é feito por empresas privadas ou pelas próprias instituições de pesquisa em parcerias. O problema é que até hoje esse sistema, para determinadas culturas, alcançou apenas uma pequena fração dos agricultores. Exemplificando, a taxa de utilização de sementes de feijão é de apenas 20% do total de produtores.

Nas pequenas propriedades, prevalece o uso informal de sementes. Ou seja, o agricultor, ao invés de adquirir um material de qualidade, acaba cultivando suas próprias sementes, sem pureza genética, sem poder germinativo e que estão muitas vezes contaminadas com bactérias, fungos e vírus. Conseqüentemente, a produtividade dessas lavouras é baixa.

Evento: Workshop Latino-americano sobre Produção Informal de Sementes na Pequena Propriedade

Data/Horário: 07 a 11 de abril de 2003, a partir das 8h.

Local: Auditório do Hotel Plaza In. Av. D, nº 302, St. Oeste, Goiânia/GO.

O idioma oficial do evento é o português - serviço de tradução simultânea

Programação

7 de abril, segunda-feira

8h - Inscrições

8h30 - Cerimônia de abertura

- Mensagem de boas-vindas/Apresentação dos palestrantes e debatedores

Pedro Antonio Arraes Pereira e Tarcísio Cobucci (Embrapa Arroz e Feijão)

- Importância da produção comunitária para a sustentabilidade da pequena propriedade

Roberto Rodrigues (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

- Demanda e produção de alimentos na pequena propriedade

José Graziano da Silva (Ministério de Segurança Alimentar e Combate à Fome)

10h30 – Intervalo

10h45 - Sistemas informais de produção de sementes: definições, percepções, conceitos e preconceitos - Cláudio Bragantini (Embrapa/FAO)

11h45 - Discussão

12h15 – Almoço

14h - Os sistemas formal e informal de produção de sementes e seus impactos na agricultura familiar - Leslie Lipper (FAO)

15h – Discussão

15h30 – Intervalo

15h45 - Produção e conservação de sementes em assentamentos rurais - Ciro Correa (MST)

16h45 – Discussão

17h15 – Conclusões

8 de abril, terça-feira

8h - Produção e conservação de sementes na pequena propriedade: estudo de casos da América Central

- Projeto cubano de produção de sementes com pequenos agricultores - Miguel Socorro (Cuba)

- Experiencias, logros y perspectivas del programa nacional libra por libra en Nicaragua - Luis Mejía (Nicarágua)

- O programa quilo por quilo de distribuição de sementes - Eduardo Benitez Paulin (México)

10h15 – Intervalo

10h30 – Discussão

11h - Produção e conservação de sementes na pequena propriedade: estudo de casos da Região Andina

- Programa de assistencia tecnica semillera - Jorge Rosales (Bolívia)

12h – Almoço

14h - Produção e conservação de sementes na pequena propriedade: estudo de casos do Conesul

- Uma proposta prática e participativa para a produção de sementes com pequenos produtores Vitorio Giusti (Argentina)

- Políticas de semillas y armonización de reglas: sus efectos en la producción de semillas con pequeños productores - Gustavo Blanco (Uruguai)

15h30 – Discussão

16h – Intervalo

16h15 - Difusão de tecnologias sobre a produção de sementes na pequena propriedade

- Campanha de produção de sementes em comunidades - José Hamilton Ramalho (Embrapa Milho e Sorgo)

17h – Discussão

17h30 – Conclusões

9 de abril, quarta-feira

8h - Composição dos grupos de trabalho

9h – Grupos de Trabalho

12h15 - Almoço

14h – Grupos de Trabalho

10 de abril, quinta-feira

8h – Grupos de Trabalho

12h15 - Almoço

14h – Grupos de Trabalho

11 de abril, sexta-feira

8h30 - Síntese do Workshop

10h - Planos de ação

11h30 - Intervalo

11h45 - Avaliação do Workshop e encerramento oficial

13h30 - Almoço

Rodrigo Peixoto - Reg. Prof.: 1.077 MTb/GO Área de Comunicação da Embrapa Arroz e Feijão Tel.: (62) 533-2108; E-mail: rpbarros@cnpaf.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Sementes e Mudas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/