01/03/03 |

Participação da Embrapa no Programa Fome Zero é discutida em Petrolina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A forma ainda está sendo definida, mas os sete centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Nordeste terão ativa participação no Programa Fome Zero. No dia 26 de março, pesquisadores da instituição estiveram reunidos no município piauiense de Acauã com dirigentes de 16 associações de produtores para ouvirem as propostas de combate à fome.

A visita integrava a programação do evento Territorialidade e Segurança Alimentar, patrocinado pela Embrapa na cidade de Petrolina, que discute a atuação da empresa dentro do Programa Fome Zero. Neo evento, os sete centros de pesquisa estão apresentado propostas de atuação para a melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais, principalmente entre os do segmento da agricultura familiar. Entre os pequenos produtores estão concentrados os piores índices de pobreza.

Cerca de 50% (dois milhões) dos agricultores familiares no Brasil estão localizados na região Nordeste, principalmente na área semi-árida. Aproximadamente, um milhão e quinhentos vivem com uma renda bruta familiar que varia entre R$ 1.500,00 a R$ 3.600 por ano. É uma situação de penúria econômica e social. Para Laércio Nunes e Nunes, assessor da presidência da Embrapa na área de Segurança Alimentar, é preciso buscar a sustentabilidade dessas famílias no semi-árido.

Na próxima sexta-feira, 28 de março, os pesquisadores reúnem-se com técnicos do Ministério Extraordinário da Segurança Alimentar (MESA) e o Comitê de Segurança Alimentar do Piauí para definição das Ações da Embrapa no Piauí.

Mais informações:

Marcelino Ribeiro Embrapa Semi-Árido Fone: 87 3862 1711 E-mail: marcelrn@cpatsa.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/