01/03/03 |

Dia-de-campo na TV debate cultivo de sorgo granífero

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O primeiro programa de 2003 do Dia de Campo na TV vai ao ar no dia 14 de março, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), e tem como tema o cultivo de sorgo granífero, uma alternativa para o mercado de rações. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O sorgo pode ser uma saída para o avanço da safra brasileira de grãos. O Brasil já domina a técnica de cultivo e os produtores têm boas sementes à disposição no mercado. Nos últimos anos, o cereal passou a ser uma das alternativas estratégicas do governo brasileiro para o abastecimento de grãos, especialmente para a indústria de ração.

O cereal entrou em escala comercial do País nos anos 70, mas ainda possui um mercado a conquistar. A produção de sorgo no Brasil é de apenas 2 mil kilos por hectare, mas tem potencial para atingir o dobro desse valor. Segundo a Embrapa, a produção deve aumentar nos próximos anos. O produto nacional é de boa qualidade e já atrai a atenção dos japoneses, compradores que adotam critérios rígidos na importação de grãos.

Para os produtores, o sorgo apresenta vantagens. Pode ser usado como silagem, forragem e na produção de grãos, além de ser um cereal com maior tolerância à falta de água do que o milho, por exemplo.

As indústrias de ração estão vendo que, por um preço menor, têm um produto de qualidade semelhante ao milho. O plantio do sorgo é importante para diversos setores da agroindústria brasileira, uma vez que pode evitar a importação de outros grãos, especialmente para a fabricação de rações.

Durante o programa, especialistas vão apresentar a importância do sorgo que, junto com o milho e outros grãos, forma a chamada cesta básica de ingredientes para ração. Além disso, vão destacar as principais práticas para o plantio do sorgo.

O Dia-de-Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia-de-Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Mais informações e fotos do programa:

Jorge Macau (978/04/98/MA) Embrapa Informação Tecnológica Fone: (61) 448-4278 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Sorgo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/