01/03/03 |

Pesquisa prioriza agricultura familiar e agroecologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A inclusão da Agricultura Familiar e da Agroecologia como prioridades nas ações de pesquisa e desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a sua participação no Programa Fome Zero serão discutidos por chefes e coordenadores dos sete centros de pesquisa localizados no Nordeste, durante encontro que se realiza entre os dias 24 e 28 de março, em Petrolina.

No Semi-Árido estão registrados alguns dos mais baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil. Nessa região, a agricultura familiar representa 34% da produção agrícola e ocupa 83% do total de estabelecimentos rurais, constituindo o maior adensamento populacional em regiões semi-áridas do mundo. O subdesenvolvimento, expresso na condição de acentuada pobreza da população, proporciona as condições favoráveis à degradação dos recursos naturais e à migração das suas populações rurais.

Para a Embrapa, a priorização desses temas deverá estar fundamentada em um enfoque de pesquisa calcado no desenvolvimento territorial. Segundo Clovis Guimarães, chefe adjunto de P&D da Embrapa Semi-Árido (Petrolina/PE), o conceito de território é distinto daquele do espaço físico. O território é um espaço construído socialmente, marcado culturalmente e regulado institucionalmente, ou seja, abrange afinidades culturais, econômicas, sociais e ambientais. O trabalho com base no território envolve questões agrícolas e não agrícolas, exigindo, portanto, o trabalho articulado de um conjunto de instituições. No caso da Embrapa, a proposta de sua ação específica, deve buscar, através de um enfoque multidisciplinar comparado, o necessário conhecimento analítico e o desenvolvimento de métodos de apoio às dinâmicas territoriais, no contexto dos sistemas agroalimentares. A programação do encontro inclui amplo debate sobre o tema, envolvendo inclusive, a participação de especialistas de outras instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o CIRAD (França).

A programação inclui, ainda, discussões sobre as formas de participação das diversas unidades da Embrapa em apoio ao Programa Fome Zero, particularmente nas áreas do Piauí, onde o programa já foi iniciado. Para isso, estão previstas visitas a comunidades rurais do município de Acauã e discussões posteriores com o comitê gestor do programa naquele estado, visando definir os espaços e as principais linhas de ação a serem desenvolvidas. Ainda em apoio ao Fome Zero, o encontro discutirá a implantação de Comitês de Segurança Alimentar,em cada unidade da Embrapa.

Mais Informações:

Clovis Guimarães Filho - pesquisador, Embrapa Semi-Árido - Tel. 87 3862 1711 Endereço eletrônico: clovisg@cpatsa.embrapa.br

Marcelino Ribeiro Embrapa Semi-Árido Fone: 87 3862 1711 Endereço eletrônico: marcelrn@cpatsa.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/