01/03/03 |

O pasto para uso na seca deve ser reservado no final do verão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Chega a seca e com ela os problemas com o rebanho: o gado emagrece e baixa a produtividade. Para evitar prejuízos basta o produtor se organizar e, sem gastar muito, planejar o alimento para servir na época de estiagem. A prática de suplementar animais em pasto com alimentos concentrados é uma opção que tem dado bons resultados, mas tem um detalhe importante: não pode faltar pasto, caso contrário é jogar dinheiro fora porque os animais não vão responder em ganho de peso ou mesmo de manutenção. Para garantir a massa verde no período crítico o produtor deve fazer um manejo bem feito das pastagens.

Vedação de Pasto - De maneira geral a época mais indicada para iniciar a veda da pastagem é no final do verão. A área deve ser de fácil acesso aos animais, além de possuir boa disponibilidade de água. Nem todas as forrageiras servem para produzir o feno-em-pé, as mais indicadas são as que apresentam menores perdas no valor nutritivo durante o crescimento como as que acumulam boa quantidade de folhas verdes. Entre as forrageiras recomendadas pela pesquisadora Valéria Batista Pacheco Euclides, estão a Brachiaria decumbens, o capim-marandu ou braquiarão, capim-estrela, coastcross, os tiftons e o capim-pangola. Já as gramíneas de crescimento vertical, como os panicuns (Tanzânia, Mombaça e Tobiatã), o capim-elefante e o andropogon, a pesquisadora não aconselha, pois estes quando vedados por longo período, acumulam caules grossos e pouca folha.

Valéria lembra que áreas de Brachiaria decumbens que tenham sofrido ataques de cigarrinhas também não são indicadas para vedação. Outra informação da especialista: em uma propriedade há áreas indicadas para diferentes espécies forrageiras, aquelas menos apropriadas para vedação deve ser usada em época de crescimento mais intensivo, de preferência em manejo rotacionado para permitir melhor aproveitamento do material. Já as forrageiras indicadas para vedação devem ser utilizadas menos intensivamente durante as águas, para serem reservadas a partir de meados de janeiro.

Existem duas formas de vedar os pastos, explica a pesquisadora, a vedação única e a vedação escalonada. Na primeira, toda área é preservada no final do mês de janeiro e utilizada durante todo o período seco. Na vedação escalonada, parte de uma área é vedada em um período e a outra parte em outro período. Essa forma permite controlar melhor a qualidade do feno-em-pé.

Para conciliar maior produção com melhor qualidade, Valéria indica: vedar 40% da área de pastagem no início de fevereiro para utilização em meados de maio a fins de julho e vedar o 60% restante no início do mês de março para utilização de agosto a meados de outubro.

A área de pastagem reservada em fevereiro deverá ser menor do que a vedada em março e apresentará maior produção de forragem por ter sido fechada em período mais favorável ao crescimento.

Redação: Eliana Cezar ( DRT 15.410/SP)

Embrapa Gado de Corte

Telefones: (67)368-2142 e 368-2023

E-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/