01/03/03 |

Diretor-executivo apresenta prioridades de pesquisa na Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Otimização de três grandes áreas ligadas à pesquisa agropecuária e ao desenvolvimento sustentável: agricultura familiar, agronegócio voltado para a exportação e meio ambiente. Estas são as prioridades da nova diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e apresentadas durante visita de um dos seus diretores-executivos à Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) nessa quarta-feira, 12 de março. Herbert Cavalcante de Lima, engenheiro agrônomo, é responsável pela supervisão de todas as unidades da Embrapa na Amazônia e apresentou a realização de parcerias, ação fundamental para a obtenção de resultados pela nova gestão.

Em Rondônia, Cavalcante frisou a necessidade de fortalecimento da união entre a Unidade da empresa e o governo do Estado, postura que também deve ser adotada com instituições ligadas aos setores agrícola e florestal. "A Embrapa está à disposição para a execução de planos de pesquisa e ações de transferência de tecnologia. Temos uma equipe competente para atuar, por exemplo, no planejamento ambiental e no zoneamento econômico e ecológico do Estado", disse. "A Embrapa Solos (Rio de Janeiro – RJ) e a Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas – SP) estão aptas para orientar, inclusive, na revisão do plano de zoneamento estadual", acrescentou.

Oportunidades – De acordo com Cavalcante, as iniciativas estão sendo colocadas em prática por meio de visitas às secretarias ligadas ao setor produtivo e florestal de cada Estado. "Queremos apresentar algo novo à sociedade e mostrar o que é a nova Embrapa", frisou o diretor-executivo. O foco de atuação da empresa está fundamentado nas visões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dessa forma, tendo em vista a necessidade de otimização da agricultura familiar, Herbert Cavalcante é categórico: "parcerias impactantes, gerando contato entre diversos atores, devem viabilizar e estruturar alternativas e oportunidades".

Nesse sentido, segundo ele, é essencial que tecnologias e pesquisas desenvolvidas sejam repassados ao sistema produtivo, por meio de gestões e convênios, principalmente. "A agricultura familiar é uma via para o desenvolvimento racional da Amazônia e devemos estipular políticas de financiamento para obtermos resultados", apresentou. Herbert Cavalcante ainda adiantou que a busca de convênios, royalties e programas de financiamento devem ser otimizados, concretizando as metas da empresa. O diretor-executivo, dentro das programações da Embrapa, seguiu em viagem para a unidade da empresa em Manaus.

Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 225-9387 ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão : sac@cpafro.embrapa.br .

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Assessoria de Comunicação Embrapa Rondônia Área de Comunicação e Negócios (ACN) Telefone: (69) 225-9387 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gestão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/