01/03/03 |

Cientistas discutem uso de ecossistemas na África

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um workshop promovido pelo consórcio Alternative for Slash and Burn (ASB), no Quênia (África), entre os dias 17 a 20 de março, está reunindo pesquisadores e técnicos de seis continentes para discutir os problemas e soluções ligados ao uso de ecossistemas. O encontro pretende cruzar informações sobre grupos de interesse (produtores, técnicos, autoridades públicas, ambientalistas, cientistas, etc) e as estratégias que conciliam desenvolvimento, uso racional dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida, especialmente em países localizados às margens de florestas tropicais como Brasil, Camarões, Indonésia, Peru e Tailândia.

Judson Valentim, pesquisador da Embrapa Acre (Rio Branco/AC), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é um dos três pesquisadores brasileiros presentes no encontro. O workshop resultará em um documento que será entregue às Nações Unidas por meio da secretaria do Millenium Ecosystem Assessment Program.

Há quase 10 anos, diversas pesquisas têm sido orientadas pelas prerrogativas do consórcio ASB em assentamentos rurais do Acre e Rondônia. Nesse período, os pesquisadores conseguiram chegar a diagnósticos e proposições sobre as mudanças climáticas, biodiversidade, sustentabilidade agronômica e impactos socioeconômicos e políticos na região.

Entre os resultados, os estudos mostram que a intensificação sustentável da agricultura e pecuária sem a continuidade do desmatamento pode ser possível na Amazônia, mas requer incentivos econômicos e políticos apropriados bem como base tecnológica e estrutura de mercados para sustentar esta opção de desenvolvimento.

O consórcio ASB é coordenado pelo Centro Internacional de Pesquisa em Agrofloresta (Icraf) e é composto por 9 centros internacionais de pesquisa, 39 instituições nacionais de pesquisa, 18 universidades, 48 organizações não governamentais e 10 institutos de pesquisa avançada.

As pesquisas e trocas de experiências tem o objetivo de melhorar o padrão de vida dos agricultores, protegendo o meio ambiente através do desenvolvimento de práticas de uso da terra sem derrubada e queima. De acordo com as pesquisas, entre os exemplos concretos que atendem a essa premissa estão os sistemas agroflorestais e silvipastoris, as tecnologias para manejo florestal e as capoeiras melhoradas que voltam a ser produtivas.

Outras informações: Jornalista Soraya Pereira (MTB 26165/SP) E-mail: soraya@cpafac.embrapa.br Fone: 0xx 68 212 3200 Embrapa Acre  

Tema: Ecossistema 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/