01/03/03 |

Cultura de café é tema de curso em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO), Undiade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e a Emater promovem, no período de 17 a 21 de março, o curso "Cafeicultura e Classificação do Café" na Associação dos Produtores Rurais do município de Machadinho d'Oeste, localizado a 370 quilômetros de Porto Velho, capital do Estado. O curso é destinado aos cafeicultores da região e irá apresentar as principais tecnologias responsáveis pela melhoria do manejo na cultura, inclusive a abordagem denominada Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APCC), utilizado para definir impurezas físicas nos grãos e aumentar a qualidade do produto.

Conhecimentos técnicos sobre classificação, secagem e colheita – entre outros aspectos – também irão compor o conteúdo teórico do curso, que será ministrado por técnicos das duas instituições. Visitas a cafezais da região estão programadas, sendo que um dos objetivos do evento é conciliar o conhecimento teórico à prática vivenciada pelos produtores. "Nossa maior intenção é que o cafeicultor obtenha um café de melhor qualidade", resume o engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia João Maria Diocleciano.

De acordo com o pesquisador da mesma instituição na Área de Ciência do Solo Ângelo Mansur Mendes, práticas simples podem otimizar a produção da planta. "Se o café não estiver sendo preparado para produzir, a aplicação de adubos ou métodos químicos e biológicos para combate a pragas e doenças não agem isoladamente", explica. Ele cita que a otimização da cultura cafeeira depende de ações conjuntas em todos os processos, desde o preparo do solo até a colheita. O pesquisador cita um exemplo descartado pela maioria dos produtores: "A poda associada à poda de limpeza pode aumentar em até 40% a produção", revela.

Segundo o engenheiro agrônomo, a maioria dos agricultores do Estado não usam métodos de correção do solo ou outras alternativas para o incremento da produção. "Temos que nos preocupar com uma produção racional e econômica", diz. Neste sentido, o curso visa ao aperfeiçoamento da produção do café através da divulgação de práticas que podem ser adotadas sem grandes investimentos. Os participantes receberão certificados emitidos pela Embrapa. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia: (69) 225-9387.

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Assessoria de Comunicação Embrapa Rondônia Área de Comunicação e Negócios (ACN) Telefone: (69) 225-9387 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/