01/03/03 |

Relações França Brasil na berlinda

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Brasil e França vão discutir novos projetos de cooperação internacional nas áreas de agricultura familiar e desenvolvimento territorial
A Diretoria Executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai se reunir nesta quarta-feira, dia 20 de março, com dirigentes e pesquisadores do Cirad França (Centro de Cooperação Internacional de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento) e do INRA (Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França). O encontro está marcado para ocorrer a partir das 9 horas, na sala de reuniões da Presidência da Embrapa, e deverá ser finalizado com uma reunião de trabalho entre pesquisadores franceses e brasileiros, no período da tarde.

"Vamos primeiramente fazer um balanço das ações de cooperação realizadas em mais de dez anos de parceria com o Cirad e o INRA", explica Gustavo Chianca, diretor-executivo da Embrapa. Segundo ele, a reunião terá como objetivo avaliar o futuro da cooperação a partir das novas linhas e diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal e pela Embrapa, com ênfase na agricultura familiar e na territorialidade, e aprofundar o trabalho que já vinha sendo desenvolvido para fortalecer o agronegócio brasileiro, melhorando a qualidade e a competitividade dos nossos produtos. Outro ponto que será discutido é a participação da Empresa em um seminário que será promovido pelo INRA no início do segundo semestre, no Rio Grande do Sul, sobre multifuncionalidade da agricultura.

Para Gustavo, a parceria com os dois órgãos franceses é estratégica para o Brasil. "Resultados expressivos já foram obtidos, como a criação de um laboratório virtual da Embrapa em Montpellier, na França, e da representação do Cirad no Brasil, além de dezenas de projetos implantados em todo o país, principalmente no Centro-Oeste", explica. "A parceria permite que absorvamos novos conhecimentos tecnológicos desenvolvidos pela agricultura da França e da Comunidade Européia nos últimos anos e também que aumentemos o foco de ação de tecnologias que a Embrapa já detém", finaliza Chianca.

Participam da reunião o diretor científico do Cirad Tera, Patrick Caron; o diretor do Cirad Tera, Rolland Guis; o chefe de programa Tera-Ver, Geert Van Vliet; e os pesquisadores Augusto Moreno, Jean-Philippe Tonneau e Richard Pasquis. O INRA estará representado pelo cientista Pascal Byé e a Embrapa pelo diretor-presidente Clayton Campanhola e o diretor-executivo Gustavo Chianca.

Jornalista: Robinson Cipriano Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4113 / 448-4247 E-mail: robinson@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/