01/03/03 |

Fungo associado às raízes das plantas garante melhor absorção de nutrientes do solo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia-de-Campo na TV vai ao ar no dia 28 de março, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), tem como tema a Micorriza na Agricultura. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A produtividade das culturas nos solos tropicais, como os de Cerrado, pode ser melhorada com aplicação de fertilizantes, principalmente fosfatados. Outra opção é o manejo de insumos e culturas vinculado à micorriza, uma associação benéfica e natural entre fungos específicos do solo e raízes das plantas.

Com esse mecanismo biológico, os filamentos dos fungos passam a funcionar como sistema radicular adicional da planta. Isso permite a utilização de maior volume do solo para a absorção de nutrientes pela cultura, principalmente do fósforo.

O manejo da micorriza permite o uso mais eficiente de insumos, principalmente fosfatados, e corretivos, e a adoção de práticas culturais capazes de reduzir o impacto ambiental e os custos de produção. Contudo, a micorriza não substitui a adubação fosfatada. Ela aumenta a eficiência de utilização pelas plantas do fósforo natural ou do adicionado ao solo pela adubação.

A prática de inoculação do fungo é recomendada na produção de mudas em viveiros, pois os substratos utilizados são geralmente desprovidos de fungos micorrízicos arbusculares. Quanto ao crescimento, a maioria das espécies arbóreas tropicais, frutíferas e florestais, desenvolvem-se mais rapidamente com a presença da micorriza. Assim reduz-se o tempo das plantas no viveiro, sendo disponibilizadas mais cedo para o produtor. Essa prática permite, também, diminuir a quantidade de corretivos e fertilizantes adicionados nos substratos e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência desses insumos.

O Dia-de-Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia-de-Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações: Fone: (61) 448-4278 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA) Embrapa Informação Tecnológica Fone:(61)448-4590 Fax:(61)273-8949 E-mail: macau@sct.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Fertilizantes e Adubação Orgânica 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/