01/03/03 |

Projeto pesquisa controle biológico de doenças de roseiras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Meio Ambiente( Jaguariúna/SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio da Fapesp, desenvolve projeto de pesquisa para identificar e isolar inimigos naturais no controle biológico do mofo cinzento, fungo que ataca várias plantas, como rosas, violetas, crisântemos, begônias, uva, morango, pêra e maçã, culturas que usam muitos agrotóxicos.

No caso das rosas, esse fungo provoca uma podridão na flor, que fica toda recoberta com uma camada cinza de mofo, daí o nome como é conhecido. A doença causa grandes prejuízos aos produtores. Estima-se perdas superiores a 20% na produção e qualidade das flores.

O fungo Clonostachys rosea, inicialmente identificado no Canadá como um promissor inimigo do mofo cinzento, também ocorre no Brasil e está sendo estudado por vários pesquisadores. O projeto desenvolvido na Embrapa Meio Ambiente, coordenado pelo pesquisador Marcelo Morandi, estuda inicialmente o controle biológico da doença em roseiras, em uma propriedade em Holambra, SP. Em breve, será ampliado para outras culturas, como morango e uva, explica Marcelo.

Mais informações com Marcelo Morandi, telefone 19.3867.8793, email: mmorandi@cnpma.embrapa.br

Cristina Tordin Embrapa Meio Ambiente Telefone 19.3867.8708 E-mail: cris@cnpma.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Defensivos e Controle Biológico 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/