01/03/03 |

Cogumelos: Aspectos Nutricionais e Medicinais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No dia 29 de março a pesquisadora Araílde Fontes Urben da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ministrará a palestra "Importância do uso de Cogumelos: Aspectos Nutricionais e Medicinais". O evento, aberto ao público, terá início às 8h e, às 9h45, a médica Ilma da C. Barros apresentará a palestra "Efeitos Terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum".

As palestras serão realizadas no Auditório Central da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Av. W5 Norte - Final, onde serão abordados os usos dos cogumelos tanto na alimentação quanto na saúde humana na prevenção e até cura de algumas doenças.

O uso de cogumelos na alimentação já faz parte há milhares de anos da cultura asiática, são mais de 2000 espécies desses fungos que podem ser consumidas. Os cogumelos possuem mais proteína do que alimentos como o trigo e o arroz, neles podem ser encontrados os aminoácidos, essenciais à dieta humana, além de vitaminas, carboidratos, fibras nutricionais importantes e ácidos graxos insaturados.

Mais do que alimentos, os cogumelos possuem propriedades medicinais. As glucanas, que fazem parte da constituição da parede celular desses fungos, colaboram para melhorar a resistência do organismo, evitar o crescimento de tumores, induzir a produção de interferon e destruir células tumorais.

Os recentes estudos farmacológicos têm procurado buscar os usos dos cogumelos na antiguidade e desenvolver novas formas de aplicação por meio de medicamentos seguros, com mecanismo de ação e dosagens apropriados.

As palestras fazem parte do curso "Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais" promovido pela Embrapa e pela Fundação Dalmo Giacometti, sob coordenação da pesquisadora Araílde, no período de 26 a 29 de março. Só poderão participar do curso as pessoas que tiverem sido inscritas, ao contrário das palestras de sábado. No curso são promovidas aulas teóricas e práticas de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais por meio da técnica de cultivo denominada "Jun-Cao".

Serviço Palestras: "Importância do uso de Cogumelos: Aspectos Nutricionais e Medicinais" (Dra. Araílde Fontes Urben) e "Efeitos Terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum" (médica Ilma da C. Barros). Local: Auditório Central da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Av. W5 Norte - Final (em frente a Câmara Legislativa). Data: 29/03/2003 Horário: 8h às 9h30, intervalo e 9h45 às 12h.

Camilla Valadares (DRT/DF 03014) Área de Comunicação Empresarial Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Telefones: (61) 448.4769 ou 448.4770 E-mail: hoje@cenargen.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Essências, produtos medicinais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/