01/03/03 |

Cultivares com recordes de produtividade são apresentadas a produtores de Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, revelaram, em dois dias de campo realizados no final de fevereiro, que a região sul de Rondônia, conhecida como "Cone Sul", está registrando as maiores produtividades de arroz do Estado, com índices que ultrapassam os 4,8 mil kg/hectare, com a cultivar Maravilha.

Os dias de campo reuniram mais de 300 pessoas nos municípios de Cerejeiras e Vilhena, em Rondônia, e foram marcados pela apresentação de novas cultivares de arroz (inclusive a BRS Talento, lançada oficialmente pela Embrapa em todo o Brasil e que deve competir com a Maravilha) e de materiais em fase de pré-lançamento de soja - as variedades "Aurora" e "Seleta", que foram apresentadas aos componentes da cadeia produtiva de grãos do Estado. Semi-tardias, com adaptação à região central do Brasil, as duas variedades foram selecionadas pela Embrapa Rondônia Porto Velho-RO), através do Campo Experimental da empresa em Vilhena. As sementes estarão disponíveis para plantio na próxima safra.

Outras linhagens promissoras de soja com potencial de tornarem-se novas variedades também constituíram o material de divulgação da Embrapa. Os experimentos em Vilhena foram plantados em duas épocas diferentes para a observação da planta em fases de maturação específicas. De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia na Área de Nutrição de Plantas Vicente de Paulo Campos Godinho, a expansão da cultura depende, principalmente, da união entre produtores e entidades de pesquisa, parceria responsável pela definição de qual variedade usar, por exemplo. "Num primeiro momento, a redução da margem de lucro é essencial para otimizar as lavouras, investindo em novas variedades, negociando insumos e aumentando a produção", disse.

Arroz – Pesquisadora na área de melhoramento da cultura de arroz, Marley Marico Utumi afrima que a cultivar BRS Talento apresenta potencial para competir com os recordes de produção da Maravilha. Em experimentos realizados pela Embrapa Rondônia, a nova cultivar apresentou produtividade de 5,48 mil kg/hectare. No entanto, a cultivar mais plantada e mais procurada pelas indústrias de beneficiamento em Rondônia continua sendo a Primavera. Com susceptibilidade ao acamamento, a Primavera deve perder espaço, segundo a pesquisadora, para outra cultivar apresentada pela Embrapa em Rondônia: a BRS Soberana, que terá sementes para plantio na safra 2004/2005.

O evento foi promovido pela Embrapa e pela Fundação Centro Oeste, entidade voltada para pesquisa e desenvolvimento. A Embrapa Rondônia e a Emater já planejam mais um dia de campo reunindo produtores na região de Porto Velho, capital do Estado, para abril. Mais informações sobre produtos, tecnologias e novos materiais de arroz e soja podem ser obtidos junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia pelo telefone (69) 225-9387 ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC): sac@cpafro.embrapa.br .

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Assessoria de Comunicação Embrapa Rondônia Área de Comunicação e Negócios (ACN) Telefone: (69) 222-0014 / Ramal 6530 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/