01/03/03 |

Fossa Biodigestora é tema de dia-de-campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuáira, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza no dia 14 de março, em São Carlos/SP, a partir das 8h30, um dia-de-campo sobre o mais barato e eficiente sistema de saneamento básico para a zona rural. Durante o evento, o pesquisador Antonio Pereira de Novaes vai mostrar como a fórmula simples da Fossa Biodigestora pode resolver um problema grave, que ainda afeta quatro milhões de brasileiros.

A Fossa Biodigestora transforma os coliformes fecais, canalizados direto do vaso sanitário, pelo processo de biodigestão, em adubo orgânico. Assim, acabam-se com as fossas negras, que muitas vezes contaminam o lençol freático e poços caseiros e, conseqüentemente, evitam-se doenças como diarréria, hepatite, salmonelose e cólera.

O adubo orgânico resultante do esterco humano transformado pode ser usado como fertilizante em hortas e em culturas de graviola, macadâmia e outras culturas. O sistema da Fossa Biodigestora é testado com sucesso na Fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal, e no Sítio Nossa Senhora Aparecida, em São Carlos, onde os produtores terão a oportunidade de ver os resultados, na prática.

A primeira parte do dia-de-campo será realizada na Embrapa Instrumentação Agropecuária, Rua XV de Novembro, 1452, às 8h30, em São Carlos, onde será proferida palestra sobre o sistema. Logo depois, será realizada visita ao Sítio Nossa Senhora Aparecida, onde os produtores vão conhecer o sistema da Fossa Biodigestora, já em funcionamento.

A participação no dia-de-campo é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição.

Mais informações:

Embrapa Instrumentação Agropecuária Fabina Leonelli Fone: (16) 274 24 67  

Tema: Atividades Temáticas\Instrumentação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/