01/03/03 |

Pesquisas com espécies frutíferas serão demonstradas no CasaPark

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Recentemente, os brasileiros foram surpreendidos por uma revelação bombástica, feita por um pesquisador francês, de que a banana poderia desaparecer. Passado o susto, hoje já se sabe que isso não vai acontecer, pelo menos no Brasil, onde as pesquisas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já garantiram variedades resistentes às piores doenças que atacam essa fruta: o mal-do-Panamá e a sigatoka negra. Além disso, a ameaça de extinção se restringe às bananas de exportação, do subgrupo Cavendish (semelhantes à banana nanica) e no Brasil, as mais consumidas são as variedades prata e maçã.

E não é apenas a sobrevivência da banana que está na mira da Embrapa. A Empresa desenvolve pesquisas para assegurar a diversidade genética dessa e de muitas outras espécies frutíferas, como o abacaxi, o mamão e o melão, por exemplo. Quem quiser conhecer essas pesquisas, poderá visitar o estande da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Empresa localizada em Brasília, na XIII Feira Botânica do Shopping CasaPark nos dias 29 e 30 de março, onde estarão sendo apresentadas também plantas que ilustram a evolução do abacaxi ao longo do tempo, além de um catálogo contendo as espécies dessa fruta encontradas no Brasil.

Quem comparecer à Feira Botânica, vai poder conhecer ainda os produtos à base de frutas nativas do cerrado, como bolos, doces e sorvetes, desenvolvidos pela Embrapa Cerrados, também situada em Brasília. Estarão à venda no estande da Embrapa publicações sobre temas relacionados às pesquisas desenvolvidas pela Empresa em todo o país.

Pesquisas em destaque na Feira - Um dos destaques é o projeto que estuda o genoma de banana. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia está participando do Consórcio Internacional do Genoma Musa (Musagene), que tem como objetivo decifrar o genoma dessa fruta, para com isso garantir a sua sustentabilidade como alimento básico para grande parte da população mundial.

Outro destaque é o lançamento do livro "Frutas do Cerrado", de autoria dos pesquisadores: Dijalma Barbosa da Silva, José Antônio da Silva, Nilton Tadeu Vilela Junqueira e Leide Rovênia Miranda de Andrade, que será realizado no dia 29 de março, às 17 h, no estande da Embrapa.

Quem comparecer ao estande da Empresa durante a Feira vai poder colaborar com o Programa Fome Zero do Governo Federal, com a troca de um quilo de alimentos não perecíveis (exceto sal) por sementes de graviola ou por três mudas de café ou de espécies frutíferas.

A XIII Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece nos dias: 29 de março (sábado), das 9h às 21h; e 30 de março (domingo), das 9h às 18h.

Mais informações:

Fernanda Diniz Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Telefones: (61) 448-4769 e 448-4770 E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/