01/04/03 |

Publicação sobre cajueiro será lançada no Irriga Ceará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Iniciar um cultivo não é tarefa fácil. Muitas vezes, a área disponível não é a mais apropriada, ou a localização não dispõe de infra-estrutura adequada. Mas, se o produtor puder dispor de um manual de orientação que informe desde a melhor área para o plantio até a comercialização do produto, esse trabalho pode ser muito mais eficiente. Pensando nisso, a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lança durante o evento Irriga Ceará a publicação Sistemas de Produção Cultivo do Cajueiro Anão Precoce. O lançamento acontece na quarta-feira, dia 9, às 18 horas, com a presença do pesquisador responsável pela edição, Vitor Hugo de Oliveira.

Destinada a produtores que cultivam comercialmente o cajueiro anão precoce, tanto para a exploração da castanha, como para a comercialização do caju de mesa ou do pedúnculo para a agroindústria, a publicação contém um conjunto de recomendações técnicas de todos os passos a serem percorridos para um cultivo eficaz. Com relação à escolha da área, por exemplo, "é necessário levar em consideração aspectos de infra-estrutura viária, recursos hídricos e, até mesmo, a facilidade de escoamento da produção", explica o pesquisador.

O manual inclui informações sobre adubação e tratos culturais e fitossanitários, fornecendo dados relativos às principais pragas e doenças que afetam o cajueiro anão precoce e orientações sobre controle preventivo. Outra recomendação importante é com relação à colheita. O manual contempla até mesmo a melhor hora do dia para a retirada dos frutos, instruindo também sobre manuseio e embalagem. A gestão ambiental, com indicações sobre conservação do solo e normas gerais sobre o uso de agrotóxicos recebeu atenção especial, enfatizando a importância da conservação da biodiversidade.

Diferencial - Mas o grande diferencial dessa publicação, na opinião de Vitor Hugo, é a inclusão dos coeficientes técnicos para a implantação e a manutenção do cultivo do cajueiro anão precoce , bem como estimativas de produção para área de sequeiro. Segundo o pesquisador, essas informações podem ser cruciais para a liberação de financiamento por parte dos agentes financeiros. "Esse documento oficial da Embrapa pode ser utilizado como base de cálculo na concessão de empréstimo para os produtores por parte dos bancos", avalia.

Mais informações: Teresa Barroso Embrapa Agroindústria Tropical Fones: (85) 299-1907 / 9953-8290 E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/