01/04/03 |

Projeto da Embrapa é finalista em prêmio da revista Superinteressante

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O projeto "Búfalos Selvagens da Rebio do Guaporé (RO)", de autoria de pesquisadores da Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Ibama, é um dos nove finalistas na categoria "Fauna" do prêmio "Super Ecologia 2003", uma iniciativa da revista "Superinteressante". O prêmio tem o objetivo de reconhecer anualmente os melhores projetos realizados para a conservação e recuperação da natureza em seis categorias: "Água", "Ar", "Solo", "Fauna", "Flora" e "Comunidades", desenvolvidos por ONGs, entidades governamentais, comunidades acadêmicas e empresas.

Em cada uma das categorias, disputas definem três vencedores dentro de cada autoria dos projetos. No total, são escolhidos 18 vencedores, sendo que apenas um será premiado com o "Grande Prêmio Super". Todos os vencedores receberão troféus em cerimônia que será realizada no dia 30 de junho e seus projetos serão pauta para reportagens a serem publicadas em julho em edição especial da revista "Superinteressante".

Após serem enviados à redação da publicação, os projetos foram selecionados tendo como critérios os seguintes aspectos: resultados concretos, importância para a sociedade, benefícios para a humanidade e natureza, atendimento às necessidades da população brasileira e de gerações futuras, sustentabilidade econômica, soluções que podem ser adaptadas a outras regiões e comunidades, inovação, entre outros. A comissão julgadora é composta por ambientalistas e pesquisadores brasileiros.

O projeto "Búfalos Selvagens da Rebio do Guaporé (RO)", de autoria dos pesquisadores da Embrapa Rondônia Ricardo Gomes de Araújo Pereira, João Paulo Guimarães Soares, Angelo Mansur Mendes, Cláudio Ramalho Towsend, Newton de Lucena Costa e Francisco das Chagas Leônidas e pesquisadores do Ibama, tem como consultores engenheiros agrônomos do Ministério do Meio Ambiente e profissionais especializados no manejo de búfalos, sendo financiado pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (Probio). Órgãos como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), ONGs e associações comunitárias também oferecem assessoria ao diagnóstico.

CONHEÇA O PROJETO 'BÚFALOS SELVAGENS'

Desde 2001, a Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Ibama desenvolvem o projeto "Búfalos Selvagens da Rebio do Guaporé", com o objetivo de efetuar o diagnóstico de um rebanho estipulado em mais de cinco mil búfalos em estado selvagem que habitam a Reserva Biológica do Vale do Guaporé, localizada na região sudoeste de Rondônia. A reserva foi invadida pelos animais que romperam os limites da Fazenda Pau d'Óleo, de propriedade do Governo do Estado, na década de 80.

Os búfalos foram trazidos para a fazenda a partir de 1953 pela Secretaria de Agricultura com a finalidade de atender as necessidades de carne, leite e trabalho da população ribeirinha do rio Guaporé. Adaptados às condições locais e em estado selvagem, os búfalos das raças "Carabao" e "Jafarabadi" competem desigualmente com espécies da fauna e flora nativas.

Até o momento, foram realizados estudos na Reserva Biológica e discutidos os efeitos ambientais provocados pelo rebanho no local. Um seminário realizado no final do ano passado em Costa Marques, município a 740 quilômetros da capital de Rondônia, reuniu experiências da comunidade local e apontou diretrizes para o desenvolvimento do projeto.

Para este ano, estão previstos a realização de outro seminário em Porto Velho e a contagem aérea dos animais, que será realizada por pesquisadores da Embrapa Rondônia, Embrapa Pantanal e Ibama. Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de comunicação social da Embrapa Rondônia: (69) 225-9387; no site da empresa: www.cpafro.embrapa.br ou ainda na home page da revista "Superinteressante": www.superinteressante.com.br .

Jornalista responsável: Guilherme Ferreira Viana (MG 06566 JP) Assessoria de Comunicação Social Embrapa Rondônia Área de Comunicação e Negócios (ACN) Telefone: (69) 225-9387 / 222-0014 (ramal 6530) Fax: (69) 222-0409 E-mail: gfviana@cpafro.embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/