01/04/03 |

Normas técnicas para produção integrada de caju serão validadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza na quinta-feira (24/04), em Beberibe (CE), reunião para discutir a primeira versão do Manual de Normas Técnicas Específicas para a produção integrada de caju.

O encontro acontece no auditório da Prefeitura de Beberibe e vai reunir técnicos, produtores, extensionistas, entidades de classe, instituições de crédito e agentes de desenvolvimento ligados ao agronegócio caju. O objetivo da reunião é receber contribuições dos diversos agentes para se chegar à versão definitiva do Manual. Após sua conclusão, o documento será encaminhado para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, caso aprovado, oficializado por meio de publicação no Diário Oficial da União. A partir daí, passam a regulamentar todo o sistema de produção integrada para o cajueiro.

As Normas Técnicas Específicas para a produção integrada do caju vão orientar produtores sobre práticas agrícolas, uso de defensivos químicos permitidos na cultura e registro das informações, o que possibilitará o acompanhamento e a avaliação de todo o processo, da produção à pós-colheita.

PIF - O programa de Produção Integrada de Frutas (PIF) é um sistema de produção de frutas de alta qualidade, que prioriza princípios baseados na sustentabilidade e rastreabilidade. O programa oferece garantia de processo, assegurando que em todas as etapas da cadeia produtiva houve respeito ao meio ambiente, à saúde dos trabalhadores e à qualidade externa e interna das frutas. A certificação do produto integrado é um elemento diferenciador, já que facilita sua identificação, oferece garantias ao consumior e aumenta sua confiabilidade, possibilitando sua concorrência no mercado internacional. O Brasil já conta com seis projetos de PIF maçã, manga, uva, pêssego, melão e caju.

A Produção Integrada de Caju já tem a adesão de 12 produtores no Ceará e Rio Grande do Norte, que já respondem por cerca de 2.400 toneladas do fruto, em mil hectares de área plantada. A Embrapa Agroindústria Tropical constituiu juntamente com associações de produtores e instituições públicas e privadas a comissão técnica que elaborou a versão preliminar das Normas Técnicas Específicas do programa. As cartilhas de campo para o monitoramento de pragas e doenças também foram elaboradas pela Embrapa e já começaram a ser distribuídas entre os produtores. De acordo com o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical e coordenador do programa, Vitor Hugo de Oliveira, "nosso objetivo é que alguns produtores recebam o selo de conformidade da Produção Integrada de Caju para a safra de 2004". Com isto, o Brasil poderá ser, a partir de 2005, o primeiro país a exportar amêndoa de castanha de caju com informações de rastreabilidade do produto.

Mais informações: Vitor Hugo de Oliveira, pesquisador Embrapa Fones: (85) 299-1841 / pifcaju@cnpat.embrapa.br

Teresa Barroso - DRT-CE 812 JP Fones: (85) 299-1907 / 9953-8290 / teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/