01/04/03 |

Agricultura familiar é destaque em mostra de ciência e tecnologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Agricultura familiar é destaque em mostra de ciência e tecnologia promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Embrapa Transferência de Tecnologia realiza, de 7 de abril a 2 de maio, no Escritório de Negócios de Goiânia, BR 153 Km 4 (próximo ao Ceasa), a "3ª Expo Embrapa - Mostra de Conhecimentos e Tecnologias para a Agropecuária". O foco do evento, este ano, é a agricultura familiar.

Durante o evento estão programadas visitas de alunos de 1º e 2º graus da rede pública de ensino e de estudantes de escolas agrotécnicas e universidades. O encontro contará ainda com palestras sobre qualidade do leite e conservação pós-colheita e processamento mínimo de frutas.

No dia 11 de abril, haverá seminário sobre agricultura familiar, abordando questões como preservação do solo e dos recursos hídricos. Pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) participarão de dia-de-campo em 30 de abril para apresentar ao público de Goiás novas variedades de tomate e fazer apontamentos sobre a conservação pós-colheita de hortaliças.

Agricultura Familiar - A agricultura familiar possui peso representativo bastante forte no Brasil. A atividade mobiliza 14 milhões de pessoas, o equivalente a 77% do total de trabalhadores na agricultura, e abrange 85% das propriedades rurais, segundo o Censo Agropecuário 1995/96 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sua importância é ainda relevante, pois produz uma diversidade de alimentos, em especial, aqueles que compõem a base da dieta do povo: arroz, feijão e milho.

Apesar disso, boa parte da agricultura familiar encontra-se à margem dos aumentos de produtividade proporcionados pela Revolução Verde, com o uso intensivo de técnicas e de insumos. Isso resulta para os pequenos agricultores em baixos níveis de renda e baixa qualidade de vida. Um dos grandes desafios que se coloca hoje é tirar a tecnologia da prateleira. Ou seja, como fazer com que o conhecimento chegue ao pequeno produtor e, ainda mais, que chegue sem demora.

A Embrapa já possui algumas experiências de êxito nesse sentido. Entre elas, a Campanha Nacional de Produção de Sementes Variedades em Comunidades Rurais, implementada desde 1999 e, até 2002, atendeu cerca de 13 mil pessoas. Sem perder de vista essas iniciativas já em curso, uma outra proposta estratégica poderia incrementar a melhoria de renda e de qualidade de vida do pequeno produtor.

Segundo o Chefe Geral da Embrapa Arroz e Feijão, Pedro Antonio Arraes, a Embrapa poderia coordenar a produção de sementes em unidades pólos. Ou seja, a empresa, em parceria com instituições de ensino e extensão rural, ONGs e associações, selecionaria determinadas localidades do país para a execução da atividade. Depois, seriam escolhidos técnicos das empresas públicas de transferência de tecnologia para participarem de cursos de reciclagem tecnológica, formando profissionais capazes de levar o conhecimento mais atual sobre produção de sementes.

"Na produção, a semente seria apenas a parte tangível, enquanto o estímulo ao intercâmbio de conhecimento e aprendizado, troca de experiências e crescimento pessoal e profissional seriam a parte intangível", afirma Pedro Arraes. Há de ressaltar ainda que a agricultura familiar, além de fonte de produção de alimentos, de renda e geração de emprego é, sem dúvida, uma atividade importante para ocupação do território nacional, fixação de pessoas em sua terra natal e defesa do meio ambiente.

Abertura 7 de abril às 9h30 Local: Embrapa Tansferência de Tecnologia - Esc. De Negócios de Goiânia.

Visitas De 8 a 16 de abril Público: Estudantes de Escolas de 1º e 2º graus do município de Goiânia e do entorno

Dia 8 de abril Apresentação do "Projeto Saúde Brasil"Público: Primeiras Damas dos municípios de Goiânia e entorno e Extensionistas Sociais da Agenciarural

De 22 a 30 de abril Público: Escolas Agrotécnicas e Universidades do Estado de Goiás Palestras

De 14 a 30 de abril • Qualidade do Leite - Produção, Industrialização e Legislação • Conservação Pós-colheita e Processamento Mínimo de Frutas Seminário

Dia 11 de abril . Agricultura Sustentável - Produção de Água e Conservação de Solo Dia de Campo - Hortaliças

Dia 30 de abril • Apresentação das novas cultivares de Tomate • Pós-colheita e Embalagem de Hortaliças

Hélio Magalhães – DRT 4911/MG Embrapa Arroz e Feijão Email.: helio@cnpaf.embrapa.br Telefone: (62) 533-2108  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/