01/04/03 |

Especial 30 Anos - Novos produtos sobre café são lançados em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançará, durante comemoração dos 30 Anos da Embrapa, no dia 29 de abril, terça-feira, três produtos de grande interesse para o agronegócio café. Um deles é o livro Café & Saúde Humana, de dos pesquisadores Ronaldo Encarnação, da Embrapa Café (Brasília-DF), e Darcy Lima, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A publicação desmistifica preconceitos antigos a respeito do café, com base em pesquisas científicas, realizadas no Brasil, EUA, Europa e Japão, que comprovam os benefícios do produto para a saúde humana. São destacados os relevantes efeitos do café no mecanismo de gratificação do cérebro e as possibilidades de seu uso na prevenção do infarto do miocárdio, câncer de cólon, doenças degenerativas (Parkinson), problemas respiratórios, depressão e suas conseqüências (tabagismo, alcoolismo, consumo de drogas e suicídio) etc. Além disso, o café age beneficamente sobre a atenção, concentração e memória, estimulando naturalmente as faculdades intelectuais e aprendizado.

A duas outras obras são a tecnologia Boas Práticas Agrícolas com Princípios de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) na Cadeia Produtiva do Café e o vídeo Segurança Alimentar e Qualidade na Produção de Café, produzidos pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, em conjunto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), com o apoio do SENAI, SEBRAE e SENAR.

O Sistema APPCC, associado às Boas Práticas Agropecuárias (BPA), tem-se revelado como ferramenta fundamental do sistema moderno de gestão para garantia da qualidade dos produtos, principalmente no que se refere à segurança da saúde do consumidor. Para o café, é necessário a caracterização das diversas etapas (fluxograma) e o ajuste para cada tipo de processamento, armazenazem, transporte, indicando os principais perigos e pontos críticos de controle para cada situação.

O vídeo destaca os principais passos do cultivo, manejo, colheita e procedimentos pós-colheita do café, abordando as BPAs como pré-requisito para a implantação do Sistema APPCC. A tecnologia promove a melhoria da qualidade e segurança alimentar e pode evitar a perda de cerca de 1,2 bilhão de reais, em função das perdas na colheita, pós-colheita e na qualidade do produto.

Jornalista: Flávia Raquel Bessa Ferreira (MTB/4469) Embrapa Café Telefone: (61) 448-4551ss E-mail: flavia@sede.embrapa.br

Brasília-DF, 28 de abril de 2003  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/