01/04/03 |

Abertas inscrições para bolsistas para agronegócio da banana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Roraima, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com as Secretarias de Estado de Planejamento e de Agricultura está selecionando dois bolsistas para trabalhar no projeto de pesquisa O agronegócio da banana em Roraima - Agrobarr. As bolsas serão concedidas pelo CNPq, na categoria DTI ( Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – Nível H), no valor mensal de R$ 868,08 durante 18 meses. Os bolsistas irão desenvolver atividades de auxilio e acompanhamento da equipe na execução do Agrobarr.

Para se inscrever o candidato deverá ter no máximo dois anos de conclusão de curso de graduação, dedicação exclusiva de 40 horas semanais, não ter vínculo empregatício com qualquer entidade e a cursos de pós-graduação, não ter rompido, nos últimos seis meses, vínculo empregatício com a Embrapa. Além disso, o candidato deverá ter interesse e afinidade com o tema do projeto, domínio das ferramentas computacionais de Word, Excell, Power Point, ter disponibilidade de viajar para o interior do Estado e disponibilidade imediata para iniciar as atividades.

Os interessados deverão enviar o Curriculum Vitae com cópia do diploma e do histórico até o dia 30 de abril para a Embrapa Roraima, no endereço: Caixa Postal 133, Boa Vista – Roraima endereçado A/C Bolsas – Agronegócio da banana em Roraima – Agrobarr.

De acordo com a técnica da Embrapa e coordenadora do Projeto Agronegócio da Banana em Roraima (AGROBARR), Cássia Caliari, o projeto visa o estudo da cadeia produtiva da banana em todos os municípios do estado, com a identificação das vantagens e desvantagens de se produzir banana em Roraima, fornecendo aos produtores rurais informações para a melhor tomada de decisão nas suas propriedades. Já as instituições públicas terão um instrumento para orientar suas ações por meio de informações sistematizadas sobre os fatores que afetam o desempenho da cultura no Estado.

Para alccançar os resultados, a equipe executora, formada pela Embrapa Roraima e pelas Secretarias de Estado do Planejamento e da Agricultura, realizará entrevistas com fornecedores de insumos, produtores rurais, intermediários, consumidores, em todos os municípios de Roraima e em Manaus.

Os consumidores serão entrevistados para realização de um perfil, com suas preferências e hábitos de consumo. Serão realizadas também entrevistas com instituições que fazem parte do agronegócio da banana em Roraima, como DFA (fiscalização), SEFAZ (tributação), SEAAB (fomento).

Para completar os estudos, será analisado o mercado consumidor de Manaus para se obter informações sobre a competitividade do produto roraimense naquele mercado, tanto na safra quanto na entresafra. Após a conclusão dos estudos, serão feitos 4 seminários na capital e no interior para divulgação dos resultados.

Segundo a técnica, conhecendo-se as vantagens e desvantagens deste negócio pode-se ter um melhor posicionamento para tomada de decisões como, por exemplo, quanto plantar, como plantar de forma eficiente, para quem vender para se obter vantagens, quanto vender para obter lucro, qual o melhor canal de comercialização. Conhecendo as preferências do consumidor e quanto estaria disposto a pagar por produtos de melhor qualidade, no local, quantidade e forma corretos.

Financiadora - O Agrobarr está sendo financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)/ Verde Amarelo, do Ministério da Ciência e Tecnologia/MCT, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) no valor total de R$ 108.944,38 em um período de 18 meses, sendo proponente a Cooperativa de Trabalho, Assistência Técnica e Extensão Rural da Região Norte do País, Coterra. O projeto faz parte da Plataforma Tecnológica de Fruticultura do MCT.

Mais informações sobre as bolsas podem ser obtidas pelo telefone (95) 626-7125 com a coordenadora.

Daniela Collares (Mtb 114/01-RR) Jornalista Embrapa Roraima (95) 9112-4791 - 6267125  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/