01/04/03 |

Especial 30 Anos - Cerrado: fonte de biodiversidade e alimentos para o mundo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

CERRADO:FONTE DE BIODIVERSIDADE E ALIMENTOS PARA O MUNDO

Segundo maior bioma brasileiro, com 204 milhões de hectares, a Região do Cerrado possui enorme destaque no cenário agrícola nacional e mundial, sendo ao mesmo tempo uma importante reserva da biodiversidade e potencial produtora de alimentos. Esse ecossistema ocupa 24% da área total do País, estando presente em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Até a década de 1970, a região era pouco explorada tendo uma produção econômica baseada na criação extensiva de gado, lavouras de arroz, produção de carvão vegetal e extração de madeira. Ao longo dos últimos 30 anos, a ocupação agrícola do Cerrado, vem apresentando um desenvolvimento excepcional. Hoje, existem 50 milhões de hectares de pastagens cultivadas, 30 milhões de hectares de pastagens nativas, 12 milhões de hectares de culturas anuais e dois milhões de hectares de culturas perenes e florestais.

Na safra 2002/2003, o Cerrado brasileiro foi responsável por 58% da produção nacional de soja, sendo os níveis de produtividade de Estados como Mato Grosso (3100 kg/ha) e Goiás (2900 kg/ha) superiores aos da média nacional (2765 kg/ha). Exemplos como esse podem ser estendidos a outras culturas, como a do algodão, milho, arroz e feijão nas quais o Cerrado contribui com 76%, 27%, 18% e 17% da produção nacional, respectivamente. Mais recentemente, esse cenário agrícola foi enriquecido com as culturas do girassol, da cevada, do trigo, da seringueira e dos hortifrutigranjeiros. Na pecuária, os números também são bastante expressivos, pois nele estão 41% dos 163 milhões de bovinos do rebanho nacional, responsáveis por 55% da produção nacional de carne.

Ao contrário de muitas regiões no mundo, em que o estabelecimento da agricultura deu-se em locais onde a fertilidade natural dos solos permitia a capitalização inicial dos agricultores, no Cerrado, a agricultura instalou-se em áreas de solos ácidos de baixíssima fertilidade. Assim, além de políticas públicas de desenvolvimento regional, um dos principais fatores responsáveis pela performance invejável, hoje apresentada , foi a geração de tecnologias, que permitiu a incorporação desses solos, pobres em nutrientes, ao processo agrícola.

Entre as tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa),vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento , as técnicas para correção, adubação e manejo dos solos e o lançamento de cultivares e de sistemas de produção para soja, arroz, milho, algodão, feijão e trigo, adaptados à Região, constituem alguns dos trunfos da pesquisa agrícola nos trópicos. Além de melhorar o desempenho e a eficiência dos setores ligados à agropecuária do Cerrado, o uso da tecnologia também é fundamental para a preservação desse Bioma no qual se encontram nascentes de seis grandes bacias hidrográficas brasileiras (Amazônica, Tocantins- Araguaia, Atlântico Norte- Nordeste São Francisco, Atlântico- Leste e Paraná- Paraguai).

O Cerrado detém a segunda maior biodiversidade da América do Sul, superada apenas pela Amazônia. Existem cerca de 6500 espécies de plantas, das quais mais de 200, já têm identificado algum uso econômico (forrageiro, madeireiro, medicinal e ornamental). Sua fauna abriga mais de trezentas espécies de vertebrados e cerca de mil gêneros de fungos. Por todas essas razões, a busca de práticas agrícolas que proporcionem altas produtividades, mas que também levem em consideração os diversos aspectos relativos à qualidade e à sustentabilidade ambiental têm sido uma preocupação constante das instituições de pesquisa da Região.

A conquista do Cerrado foi um dos grandes feitos na área agrícola dos trópicos no século XX e pode ser considerada como um modelo a ser seguido em outras regiões em vias de desenvolvimento no mundo, especialmente, na América do Sul e na África onde ocorrem ecossistemas similares aos das savanas brasileiras.

Jornalista: Rosângela Evangelista Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: 61-448-4012 E-mail: angel@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/