01/04/03 |

Desenvolvidas cinco novas cultivares de trigo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Trigo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançou nesta semana cinco novas cultivares de trigo, durante a 35ª Reunião da Comissão Sul-brasileira de Pesquisa de Trigo, em Passo Fundo. As novas variedades são BRS Louro, BRS Umbu, BRS Camboatá, BRS Buriti e BRS Guabiju, indicadas para cultivo no Rio Grande do Sul. As variedades foram desenvolvidas em parceria com a Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa.

Entre os destaques da cultivar BRS Louro estão o excelente tipo agronômico, o potencial de rendimento e a ampla adaptação. Com relação às doenças, a cultivar é moderadamente resistente à giberela e à septriose da gluma; moderadamente suscetível ao vírus do mosaico do trigo, ao oídio e à ferrugem da folha (resistência de planta adulta – RPA). A BRS Louro é classificada como trigo brando e teve rendimento médio de 3.107 quilos por hectare (kg/ha).

A BRS Camboatá também possui bom tipo agronômico de planta, sendo resistente ao acamamento, e apresentou alto rendimento. É resistente ao oídio, moderadamente resistente ao vírus do mosaico do trigo e moderadamente suscetível à septoriose da gluma, à giberela e à ferrugem da folha (RPA). Essa cultivar também está classificada como trigo brando e teve rendimento médio de 2.966 kg/ha.

BRS Guabiju tem como destaque a alta força de glúten, ou seja, a melhor qualidade para panificação. É resistente à septoriose da gluma; moderadamente resistente ao oídio, à ferrugem da folha e ao vírus do mosaico do trigo e moderadamente suscetível à giberela. A BRS Guabiju teve rendimento médio de 2.836 kg/ha.

A cultivar BRS Buriti é de ciclo precoce e tem ampla adaptação. O destaque principal da variedade é o bom peso do hectolitro, que teve média de 80. A BRS Buriti é classificada como trigo brando e em relação às doenças, é moderadamente suscetível à ferrugem da folha, à giberela e à septoriose da gluma e suscetível ao oídio. A cultivar, classificada como trigo brando, teve rendimento médio de 2.995 kg/ha.

A variedade BRS Umbu é um trigo de duplo-propósito. Como tem ciclo semi-tardio, pode ser utilizada para pastejo de animais (gado de corte e leite principalmente) e ainda para produção de grãos. A cultivar é moderadamente resistente ao oídio, à giberela e ao crestamento; tem resistência de planta adulta à ferrugem da folha e é moderadamente suscetível á septoriose da gluma. BRS Umbu também é classificada como trigo brando e a produtividade média, sem pastoreio, foi de 3.664 kg/ha. Com um pastoreio, o rendimento médio foi de 2.773 kg/ha.

Para a safra 2003, as cinco novas cultivares lançadas pela Embrapa serão repassadas aos produtores de sementes licenciados para multiplicação. Para a safra 2004 já haverá disponibilidade de semente para os agricultores interessados. Informações adicionais sobre as cultivares podem ser obtidas pelo telefone (54) 311.3444 ou pelo e-mail sac@cnpt.embrapa.br. A produção de sementes é coordenada pelo Escritório de Negócios de Passo Fundo da Embrapa Transferência de Tecnologia. O telefone é (43) 311.3666.

Jornalista: Magali Savoldi (MTb 8829/RS Nº 21/2003) Embrapa Trigo Endereço eletrônico: magali@cnpt.embrapa.br Telefone: (54) 311.3444 Notícias da Embrapa Trigo na internet: http://www.cnpt.embrapa.br/noticias.htm Data: 09.04.03  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Trigo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/