01/04/03 |

Discurso do Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, nos 30 anos da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Trinta anos de revolução verde na história agrícola do Brasil, conferem à Embrapa um galardão inestimável. A Embrapa tem hoje um dos maiores acervos mundiais de técnicos com doutorado no exterior na área de agricultura. É a instituição que tem o maior conhecimento acumulado em todo o mundo em agricultura tropical. E esse trabalho, que tem entre eles – como já foi aqui colocado pelo presidente Clayton Campanhola –, a abertura dos cerrados, a conquista da fronteira agrícola, através da soja e outros produtos, o plantio direto, o zoneamento agrícola, a fruticultura, têm contribuído para aumentar o poder de compra dos assalariados de todo o País e também para aumentar a estabilidade ao longo do tempo, com preços estáveis da oferta de produtos agrícolas alimentares.

A ação da Embrapa em parcerias, seja no setor privado, seja na área internacional, é um trabalho permanente e que reclama, cada vez mais, de entidades de pesquisa e desenvolvimento, no mundo inteiro, uma ação conjunta com a Embrapa. Uma entidade admirada, respeitada em todos os países que têm tecnologia desenvolvida na agricultura tropical e também em outros setores.

A internacionalização da pesquisa através dos mecanismos Labex, tem produzido uma visibilidade para a Embrapa, que poucas entidades de pesquisa no mundo hoje em dia tem.

Sr. Presidente, a Embrapa, quase 500 anos depois de uma frase produzido por Pero Vaz de Caminha segundo o qual "nesta terra, em se plantando, tudo dá", finalmente transformou essa frase em verdade. Este é o maior capital da Embrapa. Depois de 500 anos fez virar verdade uma frase que, infelizmente, não era verdade ao seu tempo. Hoje, graças à Embrapa, isto é verdadeiro. É verdade porém o desafio que se apresenta para todos nós, para a Embrapa e para os agricultores brasileiros que absorvem as tecnologias aqui geradas são ainda muito importantes. Entre eles é preciso ampliar o padrão tecnológico para melhorar nossas condições de competitividade com os países que conosco concorrem em busca de mercados mundiais.

Isso implica em transferência mais efetiva das tecnologias aqui geradas de primeiro mundo e primeira qualidade. Vamos trabalhar em conjunto na ação que permita avançar na direção de novas tecnologias na medida em que as técnicas tradicionais estão chegando ao seu limite de utilização. E aí a biotecnologia tem um papel preponderante.

O avanço que a Embrapa está fazendo de apoio à agricultura familiar, atendendo à determinação do Presidente da República é também absolutamente indispensável. E nesse sentido, o Agrishow que estamos montando no semi-árido nordestino para o próximo ano tem um importante papel a cumprir.

Finalmente, ações mais consistentes ligadas à cafeicultura, a citricultura e ao setor sucroalcooleiro estão sendo implementadas com o trabalho visível para Embrapa. Esta entidade, portanto, que é o orgulho do Brasil, que é o orgulho dos agricultores brasileiros, um orgulho de todos os brasileiros, tem acumulado no seu capital social e tecnológico alguma coisa inestimável, e, seguramente, acumulará nos próximos anos muito mais ainda na direção de transformar o Brasil, através da agricultura, num país absolutamente competitivo no agronegócio, de tal forma que a final da copa do mundo da alimentação da agricultura seja jogada no nosso território e vencida por todos nós, graças à tecnologia aqui gerada.

Muito Obrigado!  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/