01/04/03 |

Melhoramento genético do melão é tema de palestra em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF) realiza amanhã, dia 14 de abril, às 10h, no Auditório Central da unidade, a palestra Introdução e caracterização de germoplasma e desenvolvimento de microssatélites e mapeamento genético de melão. A palestra será ministrada pela pesquisadora Gláucia Buso.

O melão é uma fruteira amplamente cultivada no Nordeste do Brasil, contribuindo significativamente para a geração de empregos e para a economia regional. Entre os fatores limitantes à manutenção da competitividade do Brasil no mercado de frutas tropicais estão o baixo teor de sólidos solúveis e de açúcares e a baixa resistência às principais doenças da cultura no país.

A Embrapa está desenvolvendo materiais genéticos mais adaptados às condições regionais de produção (solo e clima) e mais resistentes às doenças da cultura, contribuindo para diminuição de uso de pesticidas e para a melhor qualidade do produto. O projeto é coordenado pela Embrapa Agroindústria Tropical, unidade da Embrapa situada em Fortaleza (CE). Diversas ações estão sendo executadas em seis unidades da Empresa, com o objetivo principal de desenvolver cultivares híbridos e populações melhoradas de melão, que apresentem características superiores aos materiais existentes no mercado, para uso direto (híbridos) ou para uso como população base (populações melhoradas) em cinco tipos de melão: Amarelo, Cantaloupe, Tupã, Gália e Pele de Sapo.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia está situada no Parque Estação Biológica, final da Av. W5 Norte, Brasília (DF).

Mais informações:

José Manuel Cabral de Sousa Dias Chefe Adjunto de Comunicação e Negócios Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Telefone (61) 448-4662 Endereço eletrônico: cabral@cenargen.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Biotecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/