01/04/03 |

Especial 30 Anos - CD-Rom revela uma das maiores cientistas brasileiras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Johanna Döbereiner é a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial e a primeira entre as mulheres

Como parte das comemorações do seu trigésimo aniversário, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lançará, no dia 29 de abril, o CD-Rom Johanna Döbereiner – 49 anos dedicados à Pesquisa em Microbiologia do Solo . Trata-se de uma coletânea dos trabalhos de uma das maiores cientistas do Brasil, que trabalhou na Embrapa desde a sua criação até outubro de 2000, quando faleceu.

Financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o CD-Rom foi produzido pela Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ). O projeto reuniu 12 profissionais, que trabalharam na pesquisa, elaboração de conteúdo e desenvolvimento da obra. Nas versões português e inglês, o CD reúne um acervo de informações sobre a vida pessoal e profissional de Johanna Döbereiner, com fotografias, premiações, reportagens e produção cientifica (528 trabalhos, entre anais, artigos de periódicos, capítulos de livro, folhetos, livros, produção da Embrapa e resumos).

Formada em Agronomia pela Universidade de Munique, Alemanha, em 1950, Johanna Döbereiner dedicou sua vida profissional à Microbiologia do Solo e, sobretudo, às pesquisas sobre Fixação Biológica de Nitrogênio. Ao chegar no Brasil, naquele mesmo ano, iniciou seu trabalho em um dos Institutos do Ministério da Agricultura, situado em Seropédica, no estado do Rio de Janeiro, hoje Embrapa Agrobiologia. Os resultados de suas pesquisas tiveram consideráveis repercussões econômicas para o país. O programa brasileiro de melhoramento da soja, totalmente baseado no processo de fixação biológica de nitrogênio, foi influenciado por seu trabalho e representa hoje para o Brasil uma economia anual de mais de um bilhão de dólares em fertilizantes nitrogenados.

Döbereiner teve seu trabalho reconhecido mundialmente de várias maneiras, como atesta a ampla lista de prêmios, homenagens e distinções, tanto no Brasil quanto no exterior. Foi membro das Academias Brasileira de Ciências, de Ciências do Vaticano e de Ciências do Terceiro Mundo. Em 1997, foi indicada para o Prêmio Nobel de Química. Johanna Döbereiner é a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial - e a primeira entre as mulheres.

Jornalista: Ana Lúcia Ferreira (MTB/16913-RJ) Embrapa Agrobiologia Telefone: 2682-1500 r: 245/237 ou 9655-5020 E-mail: analucia@cnpab.embrapa.br Brasília-DF, 28 de abril de 2003  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/