01/04/03 |

V Agroflores prioriza inovação tecnológica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante o Irriga Ceará, que acontece de 9 a 11 de abril, no Centro de Convenções de Fortaleza, será realizado o V Agroflores – Seminário Tecnológico a Floricultura Cearense, que reúne produtores, técnicos e pesquisadores do Brasil e do exterior para debater e difundir as novas tecnologias para o cultivo de flores e plantas ornamentais. Painéis, palestras e cursos técnicos vão discutir os avanços na produção e nas pesquisas para o setor, que colocou o Ceará como o segundo exportador brasileiro de flores cortadas, com um impressionante crescimento de 11.354% em apenas cinco anos. O Ceará passou de 0,2% nas exportações brasileiras, em 1996, para 14,8%, em 2001. O clima e solos propícios, a crescente busca de profissionalização e a perspectiva do setor de exportar cerca de US$ 5 milhões este ano confirmam a vocação do Ceará para a floricultura.

Nos últimos nove anos, a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Minsitério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou ações fundamentais para o desenvolvimento da floricultura, colocando-se como pioneira na formação de uma equipe de pesquisadores para o estudo de flores tropicais. A empresa investiu, também, em infra-estrutura e criação de uma coleção de flores tropicais para dar suporte aos trabalhos de pesquisa. Seus estudos com abacaxis ornamentais já garantiu o domínio da técnica da clonagem, que permite a formação de cultivos com grande estabilidade genética, originando plantas com crescimento homogêneo e livre de doenças e pragas.

A consolidação e a expansão da floricultura no Ceará depende, em grande parte, da busca de soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável dessa cadeia produtiva. Para tanto, a Embrapa Agroindústria Tropical está ampliando sua atuação, e já iniciou pesquisa para aumentar a vida útil de flores tropicais – o que pode gerar maior possibilidade de exportação para Estados Unidos e Europa. Além disso, começou estudos para a utilização de fungos e bactérias de crescimento para melhorar o desenvolvimento de mudas micropropagadas (clonadas). A definição de um sistema de produção com bases técnicas para o cultivo de flores tropicais em áreas litorâneas do Ceará, que também está sendo desenvolvido por pesquisadores da Embrapa, pode ampliar as áreas potencialmente cultiváveis do Estado.

Presidente da Embrapa coordena painel do Agroflores

Como resultado desse trabalho, o presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, virá a Fortaleza para ser o coordenador do principal painel, que será discutido no dia 11, às 15h - "Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para a Floricultura Cearense". O painel vai abordar os avanços no desenvolvimento tecnológico e científico da floricultura e divulgar resultado de novas pesquisas com flores no Estado, com a participação do chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, Francisco Férrer Bezerra.

Foto: Cláudio Norões

Embrapa detém técnica de clonagem de abacaxis ornamentais

Teresa Barroso Embrapa Agroindústria Tropical Fone: 85 299.1800 E-mail: sac@cnpat.embrapa.br  

Tema: Sistemas de Produção\Agroindústria 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/