01/04/03 |

Especial 30 Anos - Embrapa faz 30 anos buscando novos desafios

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Além de fortalecer o agronegócio, Empresa vai direcionar suas pesquisas para a segurança alimentar e combate à pobreza

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está completando 30 anos. Fundada no dia 26 de abril de 1973, tinha como objetivo principal dar maior dimensão às pesquisas agropecuárias desenvolvidas no país e gerar conhecimentos e tecnologias avançadas que mudassem o processo de agropecuária do Brasil. Hoje os desafios são maiores. Para o diretor-presidente Clayton Campanhola, a Embrapa está fechando agora um ciclo, iniciado há três décadas, quando produtores e industriais brasileiros reclamavam soluções tecnológicas genuínas, pois nossas necessidades no campo eram completamente diferentes das dos países do primeiro mundo. "Hoje dominamos com sucesso a tecnologia agropecuária tropical e o Brasil é referência para outros países. A sociedade continua a demandar engenhosidade e competência gerencial em pesquisa e desenvolvimento, só que agora num outro contexto", explica ele.

"O mercado externo está cada vez mais exigente e o interno pede soluções urgentes para a fome. A Embrapa precisa ser mais flexível para enfrentar esses novos desafios: tem que continuar investindo no fortalecimento do agronegócio brasileiro, mas é hora também de fazer pesquisa e transferir tecnologia pensando nos diferentes beneficiários de seus resultados". Para Clayton, agora é hora de incluir definitivamente entre as prioridades da Empresa ações voltadas para os agricultores familiares, que não têm acesso à tecnologia e demais serviços públicos.

Nas últimas três décadas, os pesquisadores, dos 40 centros, estrategicamente localizados em todo o território nacional conseguiram gerar novidades que mudaram a cara da agricultura brasileira. Culturas tradicionalmente voltadas para o clima temperado (como soja, trigo, girassol, frutas e hortaliças) invadiram o solo do Cerrado – hoje considerado o mais novo celeiro de grãos do mundo. Agricultura irrigada e técnicas de plantio e de manejo provaram que é possível conviver com a seca do Semi-Árido nordestino e exportar frutas tropicais de qualidade para o mundo. Produtos que até então eram sazonais nas prateleiras dos mercados hoje são produzidos o ano inteiro, possibilitando uma dieta variada e de maior qualidade na mesa do brasileiro. O rebanho bovino nacional brasileiro hoje é o maior do planeta, graças ao avanço da pesquisa, que tornou nossa produção mais competitiva no mercado internacional. Sem falar nos avanços da biotecnologia: a Embrapa foi a primeira Empresa de um país em desenvolvimento a dominar a técnica de clonagem animal, com o nascimento e o sucesso da vaca Vitória.

Na cerimônia de comemoração dos 30 anos da Embrapa, Luiz Inácio Lula da Silva participará de uma série de atos oficiais e lançamentos da Empresa e anunciará os vencedores dos prêmios Embrapa de Reportagem e Frederico Menezes Veiga (destinado a pesquisadores brasileiros).

Jornalista: Robinson Cipriano (MTb 2057/88-DF) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4113 E-mail: robinson@sede.embrapa.br Brasília-DF, 29 de abril de 2003  

Tema: A Embrapa 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/