01/04/03 |

Comunidades indígenas participam de dia-de-campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A cultura do feijão caupi será mostrada em dia-de-campo, no dia 16 de abril a partir das 8 horas, no Campo Experimental Monte Cristo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para as comunidades indígenas que estão participando da mostra em comemoração ao Dia do Índio.

O dia-de-campo tem como objetivos divulgar os trabalhos de pesquisa com a cultura do feijão caupi para Comunidades Indígenas, apresentar as diversas potencialidades de uso, apresentar materiais para recomendação de cultivo em sistemas de plantio em monocultivo e consórcio e divulgar técnicas de manejo fitossanitário .

Os participantes irão assistir palestras sobre o manejo da cultura, insetos que atacam o Feijão Caupi, a importância de doenças e a estratégias de controle de doenças da cultura, além de conhecer os experimentos.

Neste evento, serão apresentadas pesquisas atualmente desenvolvidas na Embrapa Roraima (Boa Vista/RR), bem como perspectivas para o futuro da pesquisa com o caupi nas comunidades indígenas, em função de sua demanda, diz o pesquisador José Oscar Lustosa. Serão ainda abordados temas de interesse dos indígenas, e discussão sobre os produtos, subprodutos, economia e mercado.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Roraima, José Oscar Lustosa, o feijão caupi é uma leguminosa comestível com alto teor de proteínas, em torno de 23%, boa palatabilidade e alta digestibilidade apreciada, principalmente, pelos consumidores das Regiões Norte e Nordeste e geralmente plnatada por pequenos agricultores.

Com produtividade superior a 1300 Kg/ha, os materiais que serão mostrados no dia de campo têm revelado nas condições do estado de Roraima bom potencial de adaptação, sendo que a nível experimental foram obtidas produtividades em torno de 2000 kg/ha. Esta cultura possui um alto potencial de cultivo para comunidades indígenas em seus diversos sistemas de produção, tornando-se uma alternativa viável para a geração de renda, principalmente com a agricultura familiar.

O pesquisador enfatiza que o feijão caupi deve ser plantado antes do inicio das chuvas, evitando-se repetidas passagens com os implementos para que não favoreçam a compactação do solo. Deve-se realizar pelo menos uma gradagem aradora e uma gradagem niveladora. O plantio no toco em área de mata, deve ser realizado em covas após uma limpeza prévia. Anualmente são realizados nos municípios do Cantá, Mucajaí e Boa Vista ensaios com materiais pertencentes ao grupo ereto e ao grupo enramador. Mais informações na sede da Embrapa Roraima ou pelo telefone (95) 626-7125.

Daniela Collares (Mtb: 114/01-RR) Embrapa Roraima (95) 9112-4791 – 626-7125 Daniela@cpafrr.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/