01/04/03 |

Consórcio do Café é destaque em Simpósio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A cidade mineira de Araguari sediou nos dias 9, 10 e 11 de abril, o VI Simpósio Brasileiro de Cafeicultura Irrigada, simultaneamente à Fenicafé - Feira de Irrigação em Café do Brasil. O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, coordenado pela Embrapa Café, Unidde da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abnastecimento, participou do evento com palestras proferidas por pesquisadores das instituições consorciadas.

Etnre os temas das palestras estavam: "Política atual para pesquisa em cafeicultura irrigada" (Antônio de Pádua Nacif - Gerente Geral da Embrapa Café), "Resultados de pesquisa em cafeicultura irrigada" (Antônio Alves Soares - Professor da UFV), "Panorama da cafeicultura irrigada no Brasil" (Everardo C. Mantovani - Professor da UFV), "Aumento de densidade, aumento de produtividade e consumo de água" (Alemar Braga Rena - Consultor da Embrapa Café), "Custo e benefício dos diversos sistemas de irrigação na cafeicultura em zonas com déficit hídrico crônico e eventual" (André Luís T. Fernandes - Professor da Uniube) e "Uso racional da água na cafeicultura" (Reges Franco Teodoro - Professor da UFU).

Fenicafé - A nona edição consecutiva da Fenicafé, realizada pela Associação dos Cafeicultores de Araguari, recebeu mais de oito mil visitantes, entre produtores e pessoas ligadas ao agronegócio café. Em 100 estandes, 70 expositores apresentaram seus produtos e serviços para a cafeicultura irrigada.

Um levantamento parcial feito pelos organizadores no último dia do evento, contabilizou um volume de negócios realizados próximo a R$ 4 milhões e mais R$ 6 milhões em propostas de financiamentos. Os recursos, disponibilizados através de diversas linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Brasil, foram utilizados para o financiamento do custeio de lavouras, equipamentos, insumos e máquinas para irrigação, além de veículos.

Na parte técnica, as palestras, debates e workshops contaram com a participação de 1.300 produtores vindos de todas as partes do país. Nessas atividades, foram apresentados os resultados das últimas pesquisas em cafeicultura irrigada e abordados temas políticos ligados ao agronegócio café. Outros assuntos, como o da preservação do meio ambiente, o uso racional da água e a utilização do marketing no setor, também foram debatidos por renomadas autoridades e palestrantes.

Mas não foram apenas os números contabilizados que apontam o crescimento e a importância cada vez maior da Fenicafé. A presença de autoridades dos vários níveis de governo e de lideranças nacionais da cafeicultura também garantiram o sucesso do evento.

Para sua solenidade de abertura, quando são tratados os temas políticos ligados ao agronegócio, a Fenicafé trouxe a Araguari, além de exportadores e representantes máximos da cafeicultura nacional, o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Odelmo Leão Carneiro e o Deputado Federal Silas Brasileiro, considerado o porta-voz do setor junto ao Congresso Nacional. Prefeitos e vereadores de cidades vizinhas e de regiões produtoras de café, também marcaram presença em grande número.

Em seu pronunciamento, o secretário de Agricultura, Odelmo Leão, representando o governador Aécio Neves, anunciou a criação do Concex-Conselho Estadual de Comércio Exterior de Minas Gerais. Segundo ele, o órgão beneficiará a agropecuária na medida em que deve ampliar sua presença no mercado internacional.

Já o prefeito de Araguari, Marcos Alvim, entre outras solicitações, fez gestões junto ao ministro Roberto Rodrigues para a revisão do cancelamento de convênios que beneficiam o setor de eletrificação rural.

No pronunciamento mais esperado na solenidade de abertura, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, anunciou a liberação de recursos para a colheita de café no país e a criação da Câmara Setorial do Café, que será gerida pela iniciativa privada e governamental, com a função de cuidar das políticas públicas ligadas ao setor. Outro assunto de interesse abordado pelo ministro refere-se aos Contratos de Opções, instrumento de compra de café pelo Governo Federal que poderá reverter a política de preços do produto e dar sustentação ao mercado.

O Contrato de Opções também foi tema do discurso do deputado federal Silas Brasileiro, que destacou sua importância para a cafeicultura nacional. "Estou certo de que a implantação deste instrumento dará um novo alento ao cafeicultor e será fator de incentivo para o produtor melhorar a qualidade do produto", disse.

Ao avaliar os resultados, Reinaldo Caetano, coordenador da Fenicafé, afirmou que o evento obteve sucesso total, atingindo todas as expectativas. "Tudo o que foi programado aconteceu de acordo com o planejado. Acreditamos que esta nona edição da Fenicafé ficará na história, e seus resultados serão amplamente positivos para todos os participantes", comemorou.

Flávia Raquel Bessa Ferreira Embrapa Café Fone: (61) 448 4551 Fax: (61) 448 4425 Endereço eletrônico: Flavia.Bessa@embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/