01/04/03 |

Embrapa Uva e Vinho inicia projeto de cooperação técnica com Portugal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No período de 10 a 15 de abril, o Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministerio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Fernando da Silva Protas, estará em Portugal a convite do Instituto Nacional de Investigação Agrícola (INIA), órgão oficial do governo português para a pesquisa e o desenvolvimento agropecuário.

A visita tem como principal objetivo discutir e definir a estrutura e os temas prioritários para o estabelecimento de Convênios de Cooperação Técnico-Científica, nas áreas de viticultura e enologia com a Estação Vitivinívola Nacional - EVN/INIA, e de fruteiras de clima temperado (Pera e maçã), com a Estação de Fruticultura Vieira Natividade - EFVN/INIA.

A programação inclui diversas visitas e reuniões técnicas com as principais instituições portuguesas relacionadas com o setor vitivinícola, como: Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), Instituto do Vinho do Porto, Estação Agronômica Nacional, Instituto Superior de Agronomia (ISA) e com a Universidade de Trás-dos-Montes e Alto Douro. Na área das fruteiras de clima temperado estão programadas visitas e reuniões com a Associação dos Produtores de Pera Rocha e com pesquisadores da EFVN.

Há um especial interesse da Embrapa Uva e Vinho em estabelecer convênio para o desenvolvimento de um programa que viabilize a produção competitiva de peras no Brasil, sendo este o interesse também de alguns produtores portugueses que implantaram pomares de peras rocha no município de São Joaquim (SC), mas enfrentam dificuldades tecnológicas para a produção competitiva e economicamente viável. Apenas em 2002, o Brasil importou 92.472,87 toneladas de peras o que corresponde a uma evasão de U$ 32.755,78 de divisas nacionais.

Segundo Protas, a visita ocorre num momento muito favorável para o estabelecimento de cooperação no campo das ciências agrárias, pois além do interesse de empresários portugueses em investir no Brasil, está havendo um reconhecimento crescente quanto a competência da pesquisa nacional. Em áreas como controle biológico de doenças e pragas, em que o Brasil é hoje reconhecido internacionalmente, a colaboração com Portugal já acontece há mais de cinco anos.

Viviane Zanella Bello Fialho Relações Públicas - Conrerp 1597 Embrapa Uva e Vinho Fone: 54-455-8084 E-mail: viviane@cnpuv.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/