01/04/03 |

A geração de riqueza no Semi-árido é tema do Irriga Ceará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A segunda edição do Irriga Ceará, que este ano acontece de 9 a 11 de abril, no Centro de Convenções de Fortaleza, terá como tema Gerando riqueza no Semi-árido. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Ceará, o evento vai contar com palestras, seminários e painéis nas áreas de agricultura irrigada, agricultura tradicional, pecuária, pesca, aquicultura, agroindústria e floricultura.

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai coordenar e participar de nove palestras e um painel, abordando assuntos que vão desde módulos agroindustriais de minifábricas de caju até resultados de pesquisa em floricultura (ver programação).

O presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, estará em a Fortaleza no dia 11 de abril, especialmente para coordenar o painel Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para a Floricultura Cearense, que será realizado às 15 horas. A empresa também participa do evento no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, levando diversas tecnologias desenvolvidas pela empresa, principalmente nas áreas de agroindústria e de floricultura. Resultados de pesquisas realizadas pela Unidade poderão ser conhecidos do público, como sementes de clones de cajueiro e de flores tropicais. Técnicos e pesquisadores das diversas áreas de atuação da empresa vão estar à disposição dos visitantes para a troca de informações e de difusão de suas novas tecnologias. Livros e publicações estarão expostos para venda e distribuição.

Programação - No dia 9 de abril, o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroindústria Tropical, Lucas Leite, vai apresentar a palestra Caju: importância do sistema de classificação de castanha e sua influência na renda e o pesquisador Ebenézer Silva vai coordenar a palestra sobre Avanços tecnológicos da indústria de processamento de frutas e hortaliças, ambas às 14 horas. A partir das 16 horas, o supervisor de Negócios, Fábio Paiva vai ser o coordenador da palestra Processamento de castanha de caju em minifábricas e sua comercialização e José Carlos Pimentel será debatedor na palestra Cultivo da palma forrageira destinada à alimentação animal no período seco.

Na quinta-feira, 10 de abril, o pesquisador Francisco Sombra vai apresentar A pesquisa com caju orgânico no Ceará, a partir das 9h30 e o chefe-geral da Unidade, Francisco Férrer Bezerra, vai coordenar a palestra sobre as inovações tecnológicas na produção de flores na Holanda, às 14h. No último dia do evento, 11 de abril, o engenheiro de alimentos, Raimundo Marcelino, será o coordenador da palestra Tecnologias e produção, custos e análise de competitividade, a partir das 14h. Logo em seguida, o pesquisador José de Arimatéia vai falar sobre Produção integrada de frutas nos pólos Assu-Mossoró e Baixo Jaguaribe, às 15h30, e Antônio Lindemberg vai coordenar a palestra sobre Implantação da área livre das moscas das frutas às 17h. Às 15 horas do dia 11, o presidente da Embrapa, Clayton Campanhola será o coordenador do painel sobre pesquisa e desenvolvimento tecnológico para a floricultura cearense.

Mais informações: Teresa Barroso DRT-CE 812 JP Fones: (85) 299-1907 / 9953-8290 e-mail: teresa@cnpat.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Semi-Árido 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/